Skip to content

O que nunca ninguém falou sobre Zona Eleitoral





Conhece a sua Zona Eleitoral? Veja o que ela é, e a sua importância. A Zona Eleitoral é uma classificada como região demográfica dos estados ou até mesmo de municípios.

O qual é responsabilidade de um Cartório Eleitoral que cuida de toda parte ao que envolve as eleições e o eleitor.

Alguns eleitores não entendem exatamente como funcionam a organização das zonas. Ao tirar o título, a zona e a seção já vêm especificada no documento. E são eles que determina aonde você irá votar.




Por isso, é essencial que entendamos como ambas as partes funcionam e porque são importantes na hora de votar. E neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a Zona Eleitoral.

Atente-se aos nossos tópicos:

O Que é Zona Eleitoral

Zona Eleitoral
Cartório Eleitoral – Consulta
Zona Eleitoral

A Zona Eleitoral corresponde a uma região demográfica dentro de um estado, sob a responsabilidade de um cartório eleitoral. O qual este tem o dever de cuidar e se responsabilizar pelos eleitores daquela área.




Ou seja, quando o eleitor precisar realizar alguma atividade relacionada ao seu título, deverá comparecer ao cartório correspondente a sua zona. Como por exemplo, fazer atualização, transferência, biometria, entre outros.

Uma zona eleitoral pode ser composta por um município ou apenas parte dele. Isso é organizado de acordo com o tamanho da população, com o objetivo de melhor prestar serviço à sociedade.

Só para ilustrar, se uma cidade possui uma população pequena toda sua região será uma zona eleitoral ou ainda pegará parte de outro município.



Mas, se a cidade for grande e houver uma população numerosa, as zonas serão divididas em partes, geralmente isso é dividido por bairros.

Como é atribuída a Zona Eleitoral

Como já foi dito anteriormente as zonas eleitorais são formas de organização dentro de um estado e competente à algum cartório eleitoral.

Os eleitores são distribuídos de acordo com o local de votação mais próximo e pela primeira letra do nome. Isso se dá a zona e seção eleitoral, respectivamente. Veja no seu titulo de eleitor, lá contém os números da zona e da seção.

Sendo assim, a Zona Eleitoral é distribuída a partir da quantidade de pessoas que possuem título de eleitor em cada estado.

Por exemplo, no Estado do Rio Grande do Norte com população de 3,4 milhões de pessoas possui 60 zonas, 5 na capital Natal e o restante nas outras cidades.

Já no Ceará com aproximadamente 9 milhões de habitantes são 109 zonas, sendo 17 só na capital Fortaleza que possui mais de 2 milhões de habitantes. Outro ponto relevante é que os estados podem atribuir diferentes atividades em cada zona eleitoral.

Isso foi feito pelo TRE do Mato Grosso nas eleições de 2018, aonde distribuiu competências ordinárias entre cada um deles. As competências foram regulamentadas segundo resolução.

O principal objetivo esteve em facilitar os trabalhos e agilizar as demandas.

Posso escolher a minha Zona Eleitoral?

Certamente esta é uma dúvida de muitas pessoas, saber se pode escolher minha zona eleitoral. Em geral, a zona eleitoral já vem definida no seu título de eleitor ao passar todos os seus dados solicitados. Isso porque, já mantém uma certa organização de acordo com a região que o eleitor reside.

E quando você se muda, poderá mudar também a zona de votação para que fique sob a responsabilidade do cartório da sua nova região.

Ou seja, isso acontece quando se faz a transferência do título. Caso a mudança de residência seja de um bairro para outro a zona eleitoral pode mudar.

Entretanto, se a zona mais próxima estiver com um número de eleitores muito grande, pode acontecer de darem algumas opções para escolher alguma outra zona.

Como saber qual a minha Zona para votação

E como saber minha zona eleitoral? A zona eleitoral pode ser consultada pelo site e pelo próprio título.

No título de eleitor é possível ver o número da zona que em geral são três números. Por exemplo, zona 028, que fica entre o número da inscrição e o número da seção.

Com o número da zona em mãos fica meio caminho andado para saber sua zona de votação. Outras formas, a consulta de zona eleitoral é pelo central de atendimento ao eleitor do seu estado.

Também fazendo a consulta pelo site do TSE: (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome)

Ou ainda pelo seu cartório eleitoral, no site do TRE do seu estado: (http://www.tse.jus.br/o-tse/tribunais-regionais).

Saber qual local de votação pelas Zonas Eleitorais

Agora, para quem deseja saber o local de votação pela zona eleitoral veja como é simples e prático. Isso mesmo, não tem complicação nenhuma.

Primeiramente, vamos ver como é feito de forma online. Para isso terá que acessar o site do TRE do seu estado, como por exemplo TRE São Paulo.

Ou ainda pesquisar em sites de busca da seguinte forma como “saber local de votação pelas zonas eleitorais” e coloque a sigla do seu estado na pesquisa.

Ainda, utilizando como exemplo o estado de São Paulo este será o link de acesso: (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-zona-eleitoral-e-bairro). E realizar consulta a zona eleitoral utilizando o número e pelo bairro aonde reside. Pronto!!

Agora você saberá aonde será seu local de votação por meio da sua zona de votação. Ainda é permitido fazer download em PDF dos locais de votação.

Enquanto, também pode estar comparecendo ao seu cartório eleitoral e verificar qual o local de votação pelo número da zona.

Minha Zona Eleitoral
Consultar Cartório Eleitoral

Qual site para consulta das Zonas Eleitorais

Para consultar zona eleitoral o site que executa essa função é do TSE.

O qual é possível pesquisar zona eleitoral, por meio deste link: (http://www.tse.jus.br/eleitor/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais)

Basta apenas selecionar o estado e em seguida clicar em consultar aparecerá as zonas existentes. Sendo que será feita a relação das zonas eleitorais do cadastro dos eleitores.

Assim também, nos portais do TRE de cada estado eles disponibilizam mapa com relação de cada zona eleitoral. Podendo até baixar o arquivo.

Só para exemplificar no site do TRE Pará (http://www.tre-pa.jus.br/o-tre/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais), tem acesso à diversas informações sobre as zonas eleitorais.

Zonas Eleitorais dos brasileiros no exterior

A saber, brasileiros maiores de 18 anos que estão no exterior também participam das eleições. O voto para eles também é obrigatório. Para tirar o título é por meio do requerimento.

O local e votação normalmente são as embaixadas brasileiras. A consulta zona eleitoral e seção deve ser feita na administração das embaixadas do local aonde estiver morando.

titulo e local de votação
Pesquisar Zona e Seção Eleitoral

Como consultar Zona Eleitoral pela internet?

Para você consultar onde fica localizada a sua zona eleitoral pela internet, basta acessar o site no endereço eletrônico a seguir: http://www.tse.jus.br/eleitor/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais e fazer sua busca por cidade e estado. Ao acessar essa página, você digita a unidade da federação onde você está localizado e clica na palavra consultar.

A seguir abre uma página com as zonas eleitorais do seu estado, em ordem cronológica, por município, contendo o endereço completo.

Você pode visualizar e consultar as zonas eleitorais, bem como gerar arquivo em PDF, podendo imprimir ou enviar para algum órgão como associações de bairro, por exemplo. A busca pela zona eleitoral no site do T.S.E. é rápida e segura.

Outra forma de você localizar a sua zona eleitoral pela internet, é acessando também o endereço eletrônico a seguir, http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta. Essa consulta pode ser realizada através de seu nome ou através do número do seu título.

Ao entrar na página http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome ou http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo, você será direcionado para inserir os seguintes dados:

  • Seu nome completo ou o número do título de eleitor;
  • Sua data de nascimento;
  • Nome completo de sua mãe;

Após o preenchimento desses dados, você clicará na opção NÃO SOU ROBÔ, e depois em consulta.  Abrirá uma tela com todos os seus dados, inclusive em qual endereço fica a zona eleitoral em que você deve votar. Para obter estes dados, não importa se você vai consultar zona eleitoral Manaus ou vai consultar zona eleitoral Alagoas. Através do site do T.S.E. você pode acessar os dados de qualquer lugar do Brasil.

Como consultar Zona Eleitoral pelo CPF?

A consulta para localizar uma determinada zona eleitoral no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, só pode ser realizada através de seu nome ou do número do título de eleitor. Essa busca não pode ser realizada pelo número do seu CPF.

Você pode consultar local de votação por titulo ou realizar esta consulta de titulo e local de votação por nome.  É muito fácil, seguro e rápido fazer esta checagem através desses dados no site do T.S.E – Tribunal Superior Eleitoral, no endereço eletrônico a seguir: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome ou http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo.

Ao acessar este endereço eletrônico, você deve inserir seu nome ou o número do título, nome da mãe e data de nascimento. A seguir você tem acesso a sua zona de votação, seção, local de votação e endereço.

Outra forma de  buscar as zonas eleitorais pode ser através do endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/local-de-votacao-zonas-eleitorais ou http://www.tse.jus.br/eleitor/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais.

Neste formato de busca, você vai escolher qual o estado da federação você quer pesquisar. Ao definir o estado, abre uma tela com todas as zonas eleitorais em ordem cronológica, com endereço completo, município e CEP.

Qual o telefone para consultar minha Zona Eleitoral?

O T.S.E – Tribunal Superior Eleitoral, através de sua ouvidoria, criou o disque eleitor. Este serviço tem como objetivo, gerar um canal de atendimento direto entre o cidadão e os Tribunais Regionais Eleitorais.

Para acessar esses números de contato, você deve entrar na página http://www.tse.jus.br/eleitor/copy_of_disque-eleitor. Através desse número, você tem informações de como consultar zona eleitoral e seção ou como consultar zona eleitoral online.

Uns tribunais têm 0800, outros números fixos ou números de chamadas rápidas. A seguir, alguns telefones de contato do disque eleitor:

  • S.E – Tribunal Superior Eleitoral: 061.3030.8700
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado do Acre: 0800-649-9218
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado de Alagoas: 0800-722-5016; (82) 2122-7700
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado do Amazonas: (92) 3611-4566; 0800-096-0004
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado de Minas Gerais: 148
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado do Pernambuco: (81) 3194-9400
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado do Maranhão: 0800-098-5000
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado do Distrito Federal: (61) 3048-4000
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado da Paraíba: (83) 3512-1500
  • R.E – Tribunal Regional Eleitoral do estado de Rondônia: 0800-148-0148

Ao acessar as páginas dos tribunais regionais eleitorais de cada estado, você também tem acesso aos endereços e telefone de  cada cartório ou zona eleitoral.

Ao digitar o endereço eletrônico a seguir, você substitui a sigla UF, pelo estado da federação em que você está localizado: http://www.tre-UF.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais. Exemplo: no estado da Bahia, seria http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais.

Esta Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral – T.S.E, tem como objetivo esclarecer aos eleitores as dúvidas relacionadas a eleições, entrar em contato com os cartórios ou zonas eleitorais. Outra forma de o eleitor obter informações é entrando em contato com o Tribunal Regional Eleitoral -T.R.E. de seu estado, por telefone ou por e-mail.

Refiz meu título, minha Zona Eleitoral mudou?

Ao se recadastrar no sistema eleitoral brasileiro por motivo de mudança de endereço, situação civil ou somente por conta da biometria, necessariamente você não mudará de zona ou de seção eleitoral. Você poderá ser mantido no mesmo local de votação.

Porém, se você não tem certeza que ao refazer seu título, você mudou de zona eleitoral, ou seja, mudou seu local de votação, basta consultar zona eleitoral de votação no endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome, usando apenas seu nome ou o número do seu título. Você receberá online, ou seja, em tempo real,  as informações de endereço da sua zona eleitoral.

Portanto, aprenda onde consultar zona eleitoral na internet e veja como é fácil e rápido obter a informação onde você vai votar nas próximas eleições.

O que você achou deste conteúdo?

Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → Cartório Eleitoral e veja também o vídeo: