Skip to content

Vale Alimentação do Mesário – Confira as leias!





Saiba tudo sobre o vale alimentação mesário das eleições 2020.

De quatro em quatro ano há a eleição municipal que será responsável por eleger os novos líderes das centenas de cidades brasileiras e para que isso seja possível é necessário convocar cidadãos para trabalhar nesse evento.

Milhares de brasileiros são convocados para trabalhar nesses dias, exercendo a função de mesário, logo, é uma grande responsabilidade, cheia de direitos e deveres.

Saiba que quem é convocado a trabalhar nesse dia irá receber o vale refeição mesário para que esse cidadão possa almoçar no dia das eleições sempre precisar arcar com esse custo.




Desta forma, é importante entender sobre esse assunto, já que você pode ser convocado e ter que usar esse benefício.

Ficou curioso e quer entender melhor sobre esse assunto? Continue acompanhando o artigo atentamente para mais informações.

Vale alimentação do mesário, qual valor de 2020?

Vale Alimentação Mesário
Vale Alimentação do Mesário – Confira as leias!

O vale alimentação mesário será pago pelo Tribunal Superior Eleitoral e em 2020 o valor desse auxílio alimentação será destinado para cada um dos colaboradores e mesários que estiverem trabalhando nas eleições municipais.




O Diário Oficial da União publicou essa decisão no dia 15 de setembro.

Segundo o texto, assinado por Rui Moreira de Oliveira, diretor geral do TSE, promotores e magistrado da Justiça Eleitoral estão proibidos de receber esse pagamento. Assim como também quem é servidor em atividade efetiva no Tribunal Eleitoral.

Além disso, também é previsto pela portaria que os Tribunais Regionais Eleitorais poderão ou não realizar o pagamento do vale refeição mesário aos colaboradores presentes no dia do pleito.

As eleições vão acontecer no dia 15 e no dia 29 de novembro de 2020.

Vale alimentação do mesário é em dinheiro?





O dinheiro do vale alimentação mesário poderá variar na forma de ser entregue, de um estado para o outro, sendo assim, é necessário que for trabalhar nas eleições se atente em como esse recurso será entregue.

Os mesários de São Paulo, por exemplo, recebem esse vale refeição mesário em cartões e essa medida foi adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral juntamente com o Banco do Brasil do estado.

Antes de 2018, os mesários pagavam essa verba em formato de dinheiro, ou através do papel postal, que era uma espécie de ticket que podia ser trocado por dinheiro diretamente nas agências dos Correios.

Esse formato de recurso entregue em ticket para ser trocado pela verba nos Correios é bastante comum ainda, contudo, é sempre importante se atentar como esse recurso será fornecido na sua cidade, já que pode ser diferente.

E se eu não gastar, o que fazer?




É importante entender que o vale alimentação mesário 2020 deverá ser usado para se alimentar durante o dia das eleições municipais, desta forma, esse cidadão não precisará arcar com custos alimentícios.

Entenda que o objetivo desse recurso é justamente auxiliar aqueles que vão trabalhar nas eleições municipais, logo, o ideal é que essa verba seja utilizada para comprar alimentação.

Não há uma fiscalização sobre o uso desse auxílio, portanto o vale refeição mesário acaba sendo utilizado para comprar outras coisas, mesmo que o ideal não seja utilizar esse recurso em outras compras.

Sendo assim, tenha em mente e utilize essa verba apenas para se alimentar no dia das eleições municipais e, certamente, você estará aproveitando o benefício como deve.

Vale alimentação mesário 2020

Todo mesário tem esse direito?

Sim, todos os mesários e qualquer colaborador que for trabalhar nas eleições municipais de 2020 devem receber o vale alimentação mesário, ou seja, é um direito que esse cidadão receba essa verba e que use no dia da eleição.

É obrigatório que o Tribunal Superior Eleitoral realize o pagamento desse recurso para quem for convocado a trabalhar nos dias 15 e 20 de novembro nas eleições que vão decidir os prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Não esqueça que a portaria poderá pagar ou não essa verba para quem é colaborador.

Desta forma, é importante que o mesário entenda sobre o direito do vale alimentação mesário 2020, já que é essencial que esse cidadão consiga acessar dinheiro.

É fundamental que o mesário consiga realizar a sua refeição no dia da eleição, já que essa é uma atividade exaustiva, que leva o dia todo, ou seja, é importante se alimentar.

Qual o tempo de horário de almoço do mesário?

É importante que os mesários sempre respeitem a quantidade mínima de pessoas que devem ficar em cada sessão, tendo isso em consideração, o horário de almoço pode funcionar como um revezamento.

Logo, é um combinado entre quem estiver na mesma sala, sendo assim, alguns saem para almoçar enquanto outros ficam atendendo as pessoas que chegam para votar.

Portanto, não há um horário correto de almoço, mas é essencial que haja um acordo claro sobre a quantidade de tempo que cada pessoa poderá sair para almoçar e o usar o vale alimentação mesário. Para mais informações, acesse o blog → Cartório Eleitoral