O título de eleitor do Espírito Santo deve ser requerido pessoalmente no Cartório Eleitoral do município onde a pessoa trabalha ou mora.
Os documentos que o cidadão precisa para tirar o título de eleitor no Espírito Santo são:
- Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento.
Importante:
-Não serão aceitos como documento oficial de identidade para fins de alistamento eleitoral a Carteira Nacional de Habilitação (carteira de motorista). Isso por não conter a nacionalidade, bem como o novo modelo de Passaporte, porque não indica a filiação;
- Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo. (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros). A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino;
- Importante: O comprovante de quitação com o serviço militar poderá ser obtido na Junta de Serviço Militar em quaisquer das Forças Armadas da sua região.
O “certificado de eximido” não serve para comprovação de quitação militar por ser emitido a pessoas que se recusaram, por imperativo de consciência, à prestação do serviço militar obrigatório;
- Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).
Neste texto você saberá sobre o que precisa fazer para ter seu título atualizado:
- Prazo para regularizar título de eleitor Espírito Santo
- Segunda via título do eleitor Espírito Santo
- Onde tirar o título de eleitor Espírito Santo
Prazo para regularizar título de eleitor Espírito Santo
O prazo para regulamentar o título de eleitor do Espírito Santo termina dia 9 de Maio.
Da mesma forma, essa data serve para regularizar o seu cadastro e solicitar outros serviços a Justiça Eleitoral, como:
Troca de endereço da moradia, atualização de cadastro, acrescentar o nome social no titular e pedir atendimento especial para pessoas com necessidades especiais.
O cidadão que perder esse prazo só poderá realizar as alterações após as eleições.
O voto é obrigatório para todos os brasileiros a partir dos 18 anos, facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.
Segunda via título do eleitor Espírito Santo

O título de eleitor do Espírito Santo é o documento que proporciona a todas as pessoas o direito ao voto, elegendo os representantes por elas escolhidas.
Não é apenas nas eleições que o título de eleitor é exigido.
Se você for assumir um cargo público, tirar passaporte ou renová-lo, fazer o CPF (caso seja maior de 18 anos), fazer a matrícula em colégio ou faculdade é necessário portar o título de eleitor.
Para tirar a 2ª via do título de eleitor do Espírito Santo, basta ir ao Cartório Eleitoral de sua cidade e apresentar além dos documentos acima mencionados, esses documentos :
– Documento de identificação (carteira de identidade);
– Certidão de nascimento ou de casamento;
-Para os homens comprovante de quitação do Serviço Militar.
Todos os eleitores que tiverem o título de eleitor do Espírito Santo perdido, extraviado, furtado ou danificado, é necessário se dirigir pessoalmente ao Cartório Eleitoral ao qual é vinculado e pedir a 2ª via do título de eleitor.
Caso sejam feitas alterações no nome ( casamento, divórcio ou decisão judicial) você poderá dar início pela internet através do Título Net e posteriormente encerrar no Cartório Eleitoral.
Onde tirar o título de eleitor Espírito Santo

Para tirar o título de eleitor no Espírito Santo, basta comparecer no Cartório Eleitoral mais próximo de você e levar um comprovante de residência e um documento oficial com foto.
Pode ser a Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira de Entidade de Classe, Certificado de Reservista. Como também Passaporte, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Você pode acessar o site do TRE e tirar suas dúvidas caso seja necessário.
Quer saber mais sobre o e-titulo temos um artigo completo sobre ele clique aqui e confira→ e-titulo