Skip to content

Título de Eleitor

Confira uma série de informações importantes sobre o Título de Eleitor e saiba o que fazer para estar regularizado nas próximas eleições, podendo exercer seu direito de voto.





O título de eleitor é um documento muito importante para que todos os cidadãos do país possam exercer seus direitos de voto.

Por isso, nesse artigo, você irá conferir uma série de questões referentes a ele.Atualmente, é muito mais fácil conseguir emitir a primeira via do título de eleitor, tanto que o procedimento pode ser realizado até mesmo pela internet. Confira mais a respeito das diversas variáveis que podem envolver o seu título de eleitor.




Saiba também como conseguir regularizar sua situação nos casos onde ele for suspenso, bem como se é necessário estar portando o título de eleitor na hora de ir votar!

Título de Eleitor – O que precisa para tirar?





Para a maioria das pessoas que estão fazendo dezoito anos agora, aparecem uma série de questões a respeito da vida adulta – novas obrigações e responsabilidades, como, por exemplo aquela de votar. Por isso, é preciso saber o que é necessário para tirar o título de eleitor.

Se você deseja tirar o seu título de eleitor é preciso, primeiramente, saber que ele é realizado no Cartório Eleitoral de sua cidade.

Para que você possa ir ao Cartório e conseguir realizar o procedimento necessário para ter o seu título de eleitor, serão necessários alguns documentos.

Confira uma lista dos mesmos a seguir:

  • Para o seu primeiro título, se você for homem, precisará garantir que o seu serviço militar foi quitado com um documento específico (e também se a sua idade for entre 18 anos e 45 anos)
  • É preciso também levar um documento que comprove o seu endereço – com o seu nome por extenso, endereço de residência e também que seja recente.
  • Documento de Identidade com Foto
  • Carteira de Trabalho ou carteira expedida por órgão criado pela Lei Federal como a OAB e o CREA;
  • Certidão de nascimento e CNH (ou certidão de casamento) – é importante lembrar que a CNH não é aceita para a emissão do primeiro título de eleitor, apenas nos casos de renovação ou segunda via;

É importante notar também que, para tirar o título de eleitor, muitos dos cartórios no Brasil exigem a cópia dos documentos acima citados e que são obrigatórios para o procedimento.

Porque o seu Título Eleitoral foi Suspenso?

Muitas vezes o título de eleitor é cancelado ou suspenso, e os cidadãos podem ficar em dúvida quanto à razão para esse cancelamento.

Confira agora alguns dos motivos pelos quais o seu título de eleitor pode ter sido suspenso ou cancelado:

  • Se você não tiver pago multas eleitorais;
  • Se não tiver comprovado que mora na cidade onde o seu título de eleitor está informando;
  •  Se não comparecer ao recadastramento de sua biometria ou à revisão do eleitorado quando o Governo o convocar;
  • Se não for votar ou deixar de justificar a ausência na hora de votar ao longo de três eleições consecutivas – é importante saber que, para a Justiça, uma eleição conta cada vez que se realiza um turno de votação.

Se seu título de eleitor for suspenso, você pode também ter problemas para realizar uma série de outros procedimentos, como, por exemplo:

  • Ocupar cargos públicos;
  • Conseguir se inscrever em concursos públicos;
  • Conseguir se matricular em ambientes de ensino públicos;
  • Conseguir pedir quantias de empréstimo aos bancos;
  • Conseguir receber o seu salário mensal no caso de sua ocupação ser funcionário do Governo;
  • Conseguir tirar sua carteira de identidade ou até mesmo seu passaporte.

Como tirar Título de Eleitor pela internet

Desde o meio do ano de 2009 o Governo Federal passou a disponibilizar o serviço de tirar o título de eleitor pela internet.

Isso possibilita muito mais praticidade e facilidade para muitas pessoas.

Clicando no link, você será direcionado para o site do Tribunal Superior Eleitoral, para que possa preencher um cadastro de forma rápida e prática.

Depois você poderá retirar o documento na unidade de Cartório Eleitoral de sua cidade, em um período que envolve cinco dias úteis para que ele possa ficar pronto a partir do requerimento.

Para a sua visita ao TSE será necessário que você esteja portando o documento que comprove sua residência, bem como sua identidade – com foto.

• Importante também lembrar que os homens maiores de 18 anos precisam apresentar o comprovante de quitação militar para tirar o título de eleitor pela internet;

Você precisa do Título de Eleitor para votar?

Não é necessário que você apresente o título de eleitor para votar, mas é preciso que seja apresentado um documento original com foto que sirva para que a sua identidade possa ser comprovada.

Apesar de não ser necessário portar o título de eleitor, é muito importante que você saiba em qual seção irá votar.

Isso pode ser obtido por meio de uma simples consulta no site do TSE para que você fique informado e possa ir votar tranquilo.

Como Renovar o Título de Eleitor

O Título de eleitor não é um documento que possui prazo de validade, por isso, é preciso apenas que você esteja votando normalmente para que ele se mantenha válido nacionalmente.

Nos casos de perda ou de cancelamento e suspensão do Título de eleitor, é possível renovar o mesmo por meio de um procedimento um tanto quanto simples:

  • Você precisa ir ao Cartório eleitoral de sua cidade para verificar qual a situação de seu título de eleitor.
  • Se a renovação estiver sendo feita por meio de pagamento de multa, você poderá obter o valor para pagamento no próprio cartório por meio de uma Guia de Recolhimento da União.
  • Depois que fizer o pagamento, será necessário voltar ao cartório para que a sua situação possa ser regularizada e seu título de eleitor, renovado.

Se você tem dúvidas a respeito de onde fica o cartório eleitoral desua cidade, pode se beneficiar de uma consulta pelo número correspondente à Central de Informações ao Eleitor. Basta chamar o 148 – pagando o preço de uma ligação local.