Skip to content

Título de Eleitor em Curitiba





Ter o título de eleitor em Curitiba em dia é importante por vários motivos. Para poder votar, para exercer o seu direito de escolha . Como também para usufruir dos seus direitos como cidadão com os serviços públicos.

Votar aqui no Brasil é um ato obrigatório e só é facultativo para menores de 16 e 17 anos ou maiores que 70 anos. Neste texto vamos te mostrar as respostas par as principais dúvidas a respeito do tema acima:

O que precisa para tirar o título de eleitor em Curitiba





Para quem está fazendo dezoito anos agora, é necessário fazer o título de eleitor em Curitiba, que é obrigatório para todo o cidadão brasileiro. É necessário se informar quais os documentos necessários para fazer o título de eleitor em Curitiba.

Você primeiro precisa saber se é feito no Cartório Eleitoral de sua cidade. Caso seja feito o seu título eleitoral em Curitiba no Cartório Eleitoral, você precisa dos seguintes documentos.

Confira a lista abaixo:

  • Para o seu primeiro título, se você for homem, precisará garantir que o seu serviço militar foi quitado com um documento específico. (E também se a sua idade for entre 18 anos e 45 anos);
  • É preciso também levar um documento que comprove o seu endereço – com o seu nome por extenso, endereço de residência e também que seja recente;
  • Documento de identidade com foto;
  • Carteira de Trabalho ou carteira expedida por órgão criado pela Lei Federal como a OAB e o CREA;
  • Certidão de nascimento e CNH (ou certidão de casamento).  É importante lembrar que a CNH não é aceita para a emissão do primeiro título de eleitor, apenas nos casos de renovação ou segunda via.





É importante notar também que, para tirar o título de eleitor em Curitiba, muitos dos cartórios no Brasil exigem a cópia dos documentos.

Prazo para regularizar título de eleitor Curitiba

2 via titulo de eleitor curitiba

O prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai até dia 9 de Maio de 2018. Isso para o eleitor normalizar a sua situação diante da Justiça Eleitoral, podendo votar nas eleições deste ano ainda.

Curitiba já indica crescimento na procura de regularização do título no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O TRE orienta as pessoas para que não deixem para a última hora para regularizar o título de eleitor em Curitiba.

As pessoas precisam estar muito bem informadas.  Isso pois com a aproximação final para regularizar o título de eleitor em Curitiba, é normal longas filas nos últimos dias.

Segunda via título de eleitor Curitiba

prazo titulo de eleitor curitiba

Para os eleitores que perderam o título de eleitor em Curitiba, é necessário solicitar a segunda via do documento nos cartórios eleitorais.

Não há custo nem um e os suportes ficam disponíveis até a data de encerramento.

Todos os eleitores podem pedir a segunda via do título de eleitor em Curitiba caso tenham perdido o título, extraviado ou o documento foi danificado.

É preciso apresentar a certidão de nascimento ou um documento oficial com foto.

A segunda via é feita na hora, quem tiver alguma multa pendente é obrigatório pagar antes da do pedido da 2ª via.

Apesar de não ser obrigatório a apresentação do título no dia da votação, a Justiça Eleitoral solicita que as pessoas levem o documento.

Isso porque nele contém informação sobre o número da zona eleitoral e a seção de votação.

Além do mais, eleitores que necessitarem justificar o voto é exigido apresentar o documento.

Para maiores informações procure no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Onde tirar o título de eleitor Curitiba

O título de eleitor é remetido na cidade em que você mora, na Central de Atendimento ao Eleitor ou no Cartório eleitoral de Curitiba.

Os documentos necessários são:

● Carteira de identidade;
● Carteira de trabalho;
● Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento;
● Carteira profissional;
● Carteira nacional de habilitação – CNH – ou outro documento de identificação oficial com foto.(Não se aceita o passaporte cujo modelo não contém dados de filiação);
● Comprovante de residência emitido há mais de 3 meses. Pode ser a exemplo de contas de água, luz, telefone ou envelopes de correspondências oficiais, entre outros.

Em Curitiba, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona na Rua João Parolin, 55 – Prado Velho. Telefones: 3330-8673 e 3330-8674.

Quer saber mais sobre o e-titulo temos um artigo completo sobre ele clique aqui e confira→ e-titulo

2.5/5 - (4 votes)