Skip to content

Título de Eleitor em Campinas





Saber sobre o título de eleitor em Campinas é importante principalmente quando precisamos deixar tudo organizado para o dia da eleição.

Hoje Campinas ganhou uma central de atendimento totalmente nova e moderna. la você poderá ser atendido de forma simples e prática.

Este local tem pode receber ate 500 pessoas por dia. Agora depois da inauguração a maior parte dos serviços podem ser realizados em um só lugar.



Neste artigos abordaremos tudo que você precisa saber sobre o titulo eleitoral em Campinas

O que precisa para tirar o título de eleitor em Campinas

Para tirar seu título de eleitor em Campinas pela primeira vez é necessário levar alguns documentos:



• Documentos de identificação
• RG original
• Carteira de Trabalho
• Certidão de nascimento ou casamento
• Carteira profissional emitida por algum órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA etc)

Observação: Não será aceito a CNH para o primeiro título de eleitor em Campinas por não ter Nacionalidade/Naturalidade.

É preciso levar também comprovante de residência (Contas de água, luz telefone e etc), com no máximo três meses.

E no caso de homens com idade entre 18 e 45 anos é necessário levar o certificado de alistamento militar ou a reservista.

Para pessoas Transexuais e Travestis que querem incluir o nome social no título de eleitor em Campinas não precisa levar nenhuma declaração formal, será aceito sua declaração pelo nome.

o que precisa para tirar o título de eleitor campinas

Prazo para regularizar o Título de Eleitor Campinas

O cidadão tem até o dia 9 de maio para regularizar seu título de eleitor em Campinas, mudar seu domicílio eleitoral e realizar atualização

cadastral. Para as Transexuais e Travestir o prazo para realizar a solicitação de inclusão do nome social no seu título de eleitor em Campinas é de 3 de abril a 9 de maio.

Esse direito veio depois de uma assembléia no começo de 2018 onde visa assegurar alguns direitos básicos ao eleitor. Segundo afirma o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, “é papel da Justiça Eleitoral zelar pelo respeito às diferenças. Como também atuar para que o exercício da cidadania se dê livre de embaraços e preconceitos”.

No entender do magistrado, os novos avanços preenchem uma lacuna na Justiça especializada em relação à prática social.

“Todo eleitor tem o direito de ser identificado da forma como enxerga a si próprio e como deseja ser reconhecido em sociedade”.

Tudo isso foi também afirmado pelo corregedor geral da Justiça Eleitoral, ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

“As medidas visam proporcionar acesso a direitos resguardados pela Constituição. Conferindo às pessoas transexuais e travestis o respeito que elas merecem como eleitores e cidadãos”.

Além de ter seu nome social no título de eleitor em Campinas, vai ter também no caderno de votação.Para os candidatos com deficiência é sugerido a mudança do título de eleitor em Campinas para uma seção mais acessível.

prazo para regularizar o título de eleitor campinas

Segunda via do Título de Eleitor Campinas

A segunda via do título de eleitor em Campinas deve ser requerida no Cartório de Campinas até 10 dias antes das eleições.  Para quem é de outro estado e está fora do seu domicílio eleitoral precisa requerer junto ao Juiz da seção sua segunda via título de eleitor em Campinas em até 60 dias antes das eleições.

Documentação necessária para segunda via do título de eleitor

• Documento Oficial com foto
• Comprovante de Residência
• Está em dia com a Justiça Eleitoral
• O antigo título de eleitor se ainda possuir

Onde tirar o Título de Eleitor em Campinas

No Palácio da Justiça que vai está a postos para fazer um excelente atendimento. Lembrando que Campinas até os últimos dias se encontrava com 32 mil pessoas com o título de eleitor em Campinas cancelado. É sempre bom ir com antecedência e evitar longas filas.

Biometria: A biometria não é obrigatória esse ano em Campinas . Quem quiser adiantar esse processo deve procurar o cartório a partir do dia 10 de maio para deixar seu título de eleitor em Campinas atualizado.

onde tirar o título de eleitor campinas

Veja mais posts como esse em nosso site e assine já nossa Newsletter!

2/5 - (2 votes)