Skip to content

Título de Eleitor em Belo Horizonte

Quer tirar o título de eleitor em BH e não sabe como? Neste artigo, traremos a você, as principais informações para que o título de eleitor em BH seja retirado com facilidade e agilidade.




Fique atento a todas as respostas e obtenha seu título de eleitor em BH com facilidade.

Os dados estatísticos sobre o eleitorado são de suma importância para o planejamento de campanha, e, por consequência, para dar transparência ao processo de escolha democrática, que são as eleições.

Para você exercer o seu dever de cidadão, em relação ao voto, você precisa possuir o título de eleitor em BH, desta maneira, garantir seu voto nas próximas eleições e portar este documento que é tão importante, que nos garante não só participar da escolha de nossos representantes no governo, mas também, nos permite a acesso a inúmeros outros locais.

Foram listados neste artigo, alguns dos principais questionamentos sobre a retirada do título de eleitor em BH, dentre elas:

O que precisa para tirar o título de eleitor BH

titulo de eleitor bh

Para ser feita a inscrição, transferência e atualização do seu título de eleitor em BH, o indivíduo tem de comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa (de seu município, de preferência), e, estar ciente dos documentos obrigatórios para a retirada do título de eleitor em Belo Horizonte.

Saiba quais são dos documentos para ter seu título de eleitor em BH:

• Documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira;

Ressalta-se que, não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação e o novo passaporte, pois os mesmos não contém filiação.

• Comprovante de endereço recente, mínimo de três meses

• Comprovante de quitação do serviço militar para indivíduos do sexo masculino (obrigatoriedade de comprovante que vai desde 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

Além de todos os documentos, para ser realizada a retirada de do título eleitor em BH, o cidadão precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode haver nenhum tipo de pendência em nome do eleitor.

Você pode verificar sua situação eleitoral neste site: Situação Eleitoral

Para verificação deste caso, o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, oferece diversos serviços e informações ao cidadão, disponíveis na aba, localizada na barra superior do site.

Em “Serviços”, o eleitor pode conferir sua situação eleitoral e, caso ainda conste pendências, pode tirar a certidão de quitação eleitoral, para garantia de não haver nenhum problema na hora do cadastramento.

Se você pretende realizar a transferência do domicílio eleitoral, deve procurar o cartório de sua nova residência para estar apto a votar com seu título de eleitor.

Segunda via título de eleitor bh

e-titulo em bh

A partir do dia 10 de maio, o cadastro eleitoral para a retirada do título de eleitor em BH passou a estar fechado para as eleições de outubro.




Em contrapartida, outros serviços ainda continuam disponíveis para os eleitores: segunda via do título, emissão de certidões eleitorais, inscrição para voto em trânsito, inscrição no programa mesário voluntário.

Grande parte dos serviços ao eleitor fica suspensa, dentre eles: o alistamento eleitoral, a atualização do cadastro (incluindo o recadastramento biométrico), transferência e regularização do título de eleitor em BH.

Direito

Caso o eleitor perca o seu título de eleitor em BH, ou este esteja danificado, dificultando a leitura de informações importantes, como zona e seção eleitorais, o cidadão tem o direito de pedir a segunda via.

O eleitor que deseja retirar seu título de eleitor em Belo Horizonte, deve se dirigir ao cartório mais próximo de sua residência, com um documento original com foto e o título, caso ainda o tenha.

A data limite para que o eleitor solicite a segunda via do seu título de eleitor em BH no cartório de sua inscrição é o dia 25 de setembro, dez dias antes das eleições (cinco de outubro).

Se a solicitação da segunda via for fora de seu domicílio eleitoral, a data limite será o dia 6 de agosto.

A segunda via também estará disponível na versão digital, bastando que o eleitor baixe o aplicativo e-Título, como está sendo divulgado nas mídias televisas atualmente.

Você pode baixar o aplicativo neste site:
Aplicativo

Prazo para regularizar título de eleitor bh

Título de eleitor em BH

O prazo para tirar o título de eleitor em BH, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018, terminou no dia 9 de maio deste ano.

Foi também neste dia, que foi encerrado o cadastramento biométrico para a votação eleitoral deste ano.

A biometria garante um voto com mais segurança e agilidade.

Vale ressaltar que, ainda não existe a obrigatoriedade do cadastro biométrico para votar na maioria das cidades mineiras, em BH.

O eleitor das cidades onde o recadastramento biométrico é obrigatório que foi o caso das cidades de: Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, que por consequência não compareceu à este cadastramento eleitoral, tinha por dever comparecer ao cartório de sua cidade, também até 9 de maio, para que a situação fosse regularizada, e o cidadão possa exercer seu direito nas eleições de outubro de 2018.

E tem Mais

Como o prazo de regularização do título de eleitor em BH, ja foi encerrado, assim como em todo o Brasil, o cidadão que procurar o cartório eleitoral de seu município agora, para regularizar seu documento, não terá mais o direito de voto neste ano (2018).

Os avisos deram-se em mídias nacionais, estaduais e principalmente municipais, onde todos os cidadãos precisariam se dirigir até o cartório mais próximo, e ficar quite com a Justiça Eleitoral.

O eleitor que for quitar as multas eleitorais  para usar seu título de eleitor , a partir do dia 10 de maio, uma “certidão circunstanciada”.

Esta certidão tem um prazo de validade até 4 de novembro de 2018, na qual constarão o impedimento legal para imediata regularização de sua situação eleitoral, esta situação ocorre devido ao fechamento do cadastro pelo fato de estarmos em ano eleitoral.

Vale ressaltar, que a verificação da necessidade de agendamento nos cartórios seja feita, para que o eleitor de BH não precise ir até o cartório e correr o risco de ficar sem atendimento em relação ao seu titulo de eleitor em BH frizando que, em alguns locais, é necessário sim, o agendamento para que você possa regularizar seu título de eleitor em BH.

Onde tirar o título de eleitor BH

O processo para retirado do título de eleitor em BH pode ser iniciado pela internet, e, exige o preenchimento de todos os campos do formulário no site.

Você pode fazer o agendamento para a regularização do seu título de eleitor em BH neste site:

E pode dar início ao seu título de eleitor em BH no “Título Net”

Os dados informados devem ser inteiramente coincididos com os dados do título de eleitor de BH, ou seja, precisam ser exatamente iguais. Se os mesmos forem diferentes, acontecerá de a certidão não ser emitida.

Se isto acontecer, ou o cidadão não tiver todos os dados necessários que foram solicitados, ele deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo para receber ajuda.

Retirada do Titulo

O interessado pela retirada ou manutenção do título de eleitor em BH, deve comparecer ao cartório eleitoral ou à Central de Atendimento (que envolve mais de um cartório) do município onde é eleitor.

Reafirmando no exemplo, o eleitor de Contagem não pode ser atendido em Betim.

Para alguns municípios, existe a possibilidade de agendar o atendimento pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor, que fica nos números: 148 ou 3291-0004, e tem o custo de uma ligação local.

Realizado todo o procedimento de retirada do título de eleitor em BH, tudo flui de forma correta e mais ágil, pois o eleitor que está a procura do seu documento, pode e deve, colaborar neste momento.

Agora que o eleitor já sabe coisas muito importantes como: quando e onde tirar o título de eleitor em BH, como ser feita a segunda vida do título de eleitor em BH, e qual o prazo para tudo isso, basta apenas agir rapidamente e com consciência, para que possa ser exercido seu voto nas próximas eleições, e assim, participar firmemente da vida ativa do país.

Este conteúdo foi importante para você?

Acredite, estas são as principais dúvidas de muitos eleitores.

Compartilhe o artigo com seus amigos e nas suas redes sociais, existem muitos indivíduos que ainda estão com dúvidas sobre como tirar o título de eleitor em BH. Deixa seu comentário, e continua informado!

Quer saber mais sobre o e-titulo temos um artigo completo sobre ele clique aqui e confira→ e-titulo