O título de eleitor de Porto Alegre deverá ser solicitado pessoalmente no cartório eleitoral do município onde o cidadão reside ou trabalha.
Documentos necessários:
– Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento.
Observação: Não será aceito como documento oficial de identidade para fins de alistamento eleitoral a Carteira Nacional de Habilitação (carteira de motorista), por não conter a nacionalidade, bem como o novo modelo de Passaporte, porque não indica a filiação.
– Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros).
A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino.
Atenção: O comprovante de quitação com o serviço militar poderá ser obtido na Junta de Serviço Militar em quaisquer das Forças Armadas da sua região.
O “certificado de eximido” não serve para comprovação de quitação militar por ser emitido a pessoas que se recusaram, por imperativo de consciência, à prestação do serviço militar obrigatório.
– Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).
Neste artigo falaremos sobre os principas temas sobre título de eleitor em Porto Alegre
- Prazo para regularizar título de eleitor Porto Alegre
- Segunda via título de eleitor Porto Alegre
- Onde tirar o título de eleitor Porto Alegre
Prazo para regularizar título de eleitor Porto Alegre
Todos os brasileiros que deixaram de votar em mais de três eleições ou não justificaram a sua ausência, têm até a próxima quarta-feira (9) para normalizar a situação do título de eleitor em Porto Alegre.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores não se encontram com o título de eleitor em situação regular no Brasil.
O cidadão precisa comparecer ao cartório eleitoral levando o título de eleitor caso ele tenha, e também, um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade.
Para os homens, é preciso apresentar o comprovante de quitação militar, e também termina na próxima quarta-feira o período para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e quer votar, solicitar o título.
No mesmo dia também termina o prazo para as pessoas que possuem deficiência e precisam de atendimento especial, estas necessitam informar a sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam adaptadas uma seção ajustada.
A presença nas eleições é optativa somente para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos.
Para o restante dos brasileiros, o voto é obrigatório. – Jornal do Comércio
Segunda via título de eleitor Porto Alegre

IMPORTANTE : A emissão da segunda via do título eleitoral está sendo feita apenas para os eleitores que já realizaram a coleta dos dados biométricos.
Para o atendimento dos eleitores que ainda não fizeram a coleta dos dados biométricos é necessário, também, levar o comprovante de domicílio.
Para conseguir a segunda via do título eleitoral de Porto Alegre, o cidadão precisa se dirigir ao seu próprio cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor.
A segunda via do título eleitoral é concedida no mesmo instante e não é pago, não há custos.
O cidadão só precisa apresentar os seguintes documentos:
– carteira de identidade;
– carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional;
– carteira de trabalho;
– certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o Passaporte).
A certidão de quitação eleitoral representa a segunda via do título de eleitor de Porto Alegre para todos os fins.
Vale ressaltar que não é obrigatório ter o título eleitoral de Porto Alegre para votar, mas é imprescindível ter um documento oficial com foto e estar ciente do local e o número da Seção Eleitoral.
Onde tirar o título de eleitor Porto Alegre
Para você fazer o título de eleitor de Porto Alegre, o processo é simples.
O cidadão precisa se dirigir a uma das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em sua cidade para fazer a inscrição eleitoral e receber o título.
Os documentos que são solicitados:
– Carteira de identidade;
– Carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento;
– Comprovante de residência original e recente;
– Certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.
Caso você apresente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte, é necessário ter em mãos um documento para complementar as informações necessárias à expedição do título.
Em ano eleitoral, o pedido do título de eleitor de Porto Alegre deve ocorrer até 151 dias antes da eleição. Caso não seja ano eleitoral, o documento pode ser solicitado em qualquer dia.
Não é permitida procuração para solicitação do título.
Quer saber mais sobre o e-titulo temos um artigo completo sobre ele clique aqui e confira→ e-titulo