Skip to content

Título de Eleitor de Porto Alegre

O título de eleitor de Porto Alegre deverá ser solicitado pessoalmente no cartório eleitoral do município onde o cidadão reside ou trabalha.



Documentos necessários:

– Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento.

Observação: Não será aceito como documento oficial de identidade para fins de alistamento eleitoral a Carteira Nacional de Habilitação (carteira de motorista), por não conter a nacionalidade, bem como o novo modelo de Passaporte, porque não indica a filiação.

– Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros).

A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino.

Atenção: O comprovante de quitação com o serviço militar poderá ser obtido na Junta de Serviço Militar em quaisquer das Forças Armadas da sua região.

O “certificado de eximido” não serve para comprovação de quitação militar por ser emitido a pessoas que se recusaram, por imperativo de consciência, à prestação do serviço militar obrigatório.

– Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).

Neste artigo falaremos sobre os principas temas sobre título de eleitor em Porto Alegre

Prazo para regularizar título de eleitor Porto Alegre

Todos os brasileiros que deixaram de votar em mais de três eleições ou não justificaram a sua ausência, têm até a próxima quarta-feira (9) para normalizar a situação do título de eleitor em Porto Alegre.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores não se encontram com o título de eleitor em situação regular no Brasil.

O cidadão precisa comparecer ao cartório eleitoral levando o título de eleitor caso ele tenha, e também, um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade.

Para os homens, é preciso apresentar o comprovante de quitação militar, e também termina na próxima quarta-feira o período para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e quer votar, solicitar o título.

No mesmo dia também termina o prazo para as pessoas que possuem deficiência e precisam de atendimento especial, estas necessitam informar a sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam adaptadas uma seção ajustada.

A presença nas eleições é optativa somente para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos.

Para o restante dos brasileiros, o voto é obrigatório. – Jornal do Comércio

Segunda via título de eleitor Porto Alegre

título eleitoral Porto Alegre
Segunda via título de eleitor Porto Alegre

IMPORTANTE : A emissão da segunda via do título eleitoral está sendo feita apenas para os eleitores que já realizaram a coleta dos dados biométricos.




Para o atendimento dos eleitores que ainda não fizeram a coleta dos dados biométricos é necessário, também, levar o comprovante de domicílio.

Para conseguir a segunda via do título eleitoral de Porto Alegre, o cidadão precisa se dirigir ao seu próprio cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor.

A segunda via do título eleitoral é concedida no mesmo instante e não é pago, não há custos.

O cidadão só precisa apresentar os seguintes documentos:

– carteira de identidade;
– carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional;
– carteira de trabalho;
– certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o Passaporte).

A certidão de quitação eleitoral representa a segunda via do título de eleitor de Porto Alegre para todos os fins.

Vale ressaltar que não é obrigatório ter o título eleitoral de Porto Alegre para votar, mas é imprescindível ter um documento oficial com foto e estar ciente do local e o número da Seção Eleitoral.

Onde tirar o título de eleitor Porto Alegre

título de eleitor de Porto Alegre

Para você fazer o título de eleitor de Porto Alegre, o processo é simples.

O cidadão precisa se dirigir a uma das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em sua cidade para fazer a inscrição eleitoral e receber o título.

Os documentos que são solicitados:

– Carteira de identidade;
– Carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento;
– Comprovante de residência original e recente;
– Certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Caso você apresente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte, é necessário ter em mãos um documento para complementar as informações necessárias à expedição do título.

Em ano eleitoral, o pedido do título de eleitor de Porto Alegre deve ocorrer até 151 dias antes da eleição. Caso não seja ano eleitoral, o documento pode ser solicitado em qualquer dia.

Não é permitida procuração para solicitação do título.

Quer saber mais sobre o e-titulo temos um artigo completo sobre ele clique aqui e confira→ e-titulo

Rate this post