Skip to content

Descubra se a segunda via do Título de Eleitor sai na Hora




Precisa da 2ª via do título de eleitor? Então Descubra se a Segunda Via do Título de Eleitor Sai na Hora. Sabemos que a maioria dos seres humanos tem costume de deixar muitas coisas para última hora, seja para arrumar, organizar, enfim tudo que pode ser postergado.

No entanto, existem tarefas que exigem nossa atenção, e a eleição é uma delas. Saiba que votar de forma democrática e definir o futuro do país é um privilégio, e que muitos países ainda lutam para ter.

E a melhor forma de usufruir deste privilégio é comparecendo as urnas e estando com a documentação eleitoral em dia. Para você que em algum momento já teve a primeira via do título de eleitor, mas que precisa solicitar a 2ª via por algum motivo, descubra se a segunda via do título de eleitor sai na hora, aqui neste artigo!

Segunda Via Título de Eleitor Sai na Hora no TRE?

segunda via título de eleitor
Descubra se a Segunda Via do Título de Eleitor Sai na Hora

Para a primeira via do título de eleitor é possível a solicitação ser feita a qualquer momento, com exceção dos anos eleitorais em que o prazo máximo para solicitação deve ser feita pelo eleitos 150 dias antes do leito político.




Depois deste prazo só é possível fazer a solicitação da 1ª via do título de eleitor após o término das eleições, considerando também neste prazo o segundo turno.

Já para 2ª via o processo é diferente, é possível requerer a 2º via em até 10 dias antes do 1º turno das eleições, para isso basta se dirigir a um cartório eleitoral.

Antes de mais nada caso esteja se perguntando se a Segunda Via do Título de Eleitor Sai na Hora no TRE? E a resposta é sim sai na hora! Uma forma de evitar todo transtorno é que hoje já é possível obter a segunda via por aplicativo, de forma digital.

Para isso basta acessar o link do TRE e emitir o seu e-título: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR

 Segunda via do Título de Eleitor sai na hora no Poupatempo?





Caso fique mais fácil o eleitor pode agendar um horário em algum posto do Poupatempo pelo site:http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/poupatempo-realiza-cadastramento-biometrico-de-eleitores/

Uma das dúvidas mais frequentes é se a segunda via do título de eleitor sai na hora no Poupatempo?  Inicialmente sim, porém, nada garante que mesmo marcando horário para tirar sua 2ª via ocorra algum imprevisto, ou que dependendo da demanda seja necessário mais dias para entrega do documento.

Desta forma veja com atenção tudo que é solicitado no site, e antecipe a solicitação para antes do período eleitoral. Agora se você possui mais familiaridade com a internet, uma boa sugestão é baixar o aplicativo do TRE no seu celular, ao informar seus dados será gerado como 2ª via do título eleitoral um e-título, título digital que você poderá apresentar no dia da eleição.

A Segunda via do Título de Eleitor é paga?





Outra pergunta muito frequente é se a segunda via do título de eleitor é paga? Não, de acordo com o site do TRE a segunda via não é paga e é fornecida na hora.

A segunda via do título eleitoral pode ser solicitada no cartório, e em ano eleitoral poderá fazer o pedido no cartório eleitoral que está cadastrado respeitando o prazo de até 10 dias antes do pleito eleitoral. Se for solicitar fora do domicílio eleitoral este prazo aumenta para 60 dias.

Um ponto muito importante é que se o eleitor quiser emissão da 2ª via do título eleitoral, ele precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, sendo assim não podem haver débitos com multas por não ter comparecido as votações ou por falta de justificativas.

Caso o eleitor tenha multas, precisará quitar antes de solicitar a 2ª via do título eleitoral. Confira aqui como está sua situação eleitoral no site do TSE https://www.tse.jus.br/

2 vias do título de eleitor

Documentos necessários para a 2ª via

Para solicitar a segunda via do título de eleitor, siga esta relação de documentos necessários para a 2ª via, e programe-se de acordo com os prazos que passamos no item A Segunda Via do Título de Eleitor é Paga?!

Para tirar a 2ª via do título de eleitor o candidato deve levar um documento de identificação original como RG, certidão de casamento se for casado, ou certidão de nascimento, se solteiro, carteira de previdência social e carteira de trabalho.

Também pode levar a Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA ou outros); ou Carteira Nacional de Habilitação.

Todos estes documentos serão válidos para tirar a 2ª via do título de eleitor, com exceção do passaporte, por não conter dados de filiação. Além disso, os documentos devem estar em bom estado e dentro do prazo de validade.

Finalmente também será necessário que leve um comprovante de residência seja de conta de luz, telefone, água, correspondência em nome da pessoa. E os comprovantes de votação ou justificação que possuir.

Via do Título fora da minha Cidade




Mas e para a 2ª Via do Título Fora da Minha Cidade, como faço? Neste caso se a solicitação para segunda via não for no seu domicílio eleitoral, o prazo da solicitação deverá aumentar para 60 dias anteriores à eleição.

O eleitor também precisará informar onde quer receber o documento, na zona eleitoral de origem ou na zona eleitoral do pedido. Para finalizar se você se mudou para outra cidade e já possui um título, não deve fazer outro título.

Você deve transferi-lo para sua cidade, se houver transcorrido no mínimo um ano de sua inscrição e tiver domicilio há mais de três meses nesse novo município.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o e-título 2ª via do título eleitoral digital: