Skip to content

Dicas Matadoras Sobre Secretario Eleições





Qual a unção do 1º Secretário Eleições? Qual a importância de ser Secretário, como funciona folga de Secretário? Essas são as grandes dúvidas que nesse artigo que você irá encontrar as respostas nesse artigo, vamos começar?

Nas eleições do Brasil, o uso da tecnologia com as urnas eletrônicas torna o processo bem veloz, principalmente se comparado ao que acontece em outros países.

No entanto, para organizar as zonas eleitorais, não basta apenas contar com um aparato tecnológico.

É nesse contexto que surge a figura do mesário. Ele desempenha papel fundamental para agilizar o funcionamento do pleito que estabelece a escolha dos governantes federais, estaduais e municipais.




O papel do mesário é dividido em hierarquias que ditam as atividades e responsabilidades de cada seção eleitoral. Dentre essas funções, há o secretário eleições.

Secretário é o cidadão que auxiliará o trabalho dos mesários nas eleições. Enquanto o presidente é o responsável por coordenar a seção eleitoral, os mesários recolhem as assinaturas e os documentos dos eleitores, a principal função do secretário nas eleições é o preenchimento da ata.

É papel do secretário escrever a ata da mesa receptora, auxiliar os eleitores organizando a fila de votação, realizar o controle de quem entra e quem sai das seções, bem como verificar se o eleitor recebeu seu comprovante de votação e pegou de volta seus documentos.




Caso seja necessário, o secretário, bem como os mesários, também pode assumir o papel do presidente em caso de ausência dele.

Todas as atribuições são anteriormente estipuladas nos treinamentos presenciais e à distância.

O trabalho do secretário eleições pode ser subdividido em duas categorias: o 1º secretário e o 2º secretário. O que faz o primeiro secretário nas eleições? E quais as vantagens em trabalhar no processo eleitoral?

Saiba mais sobre Eleições 2020

Confira essas respostas e outras dicas importantes no texto a seguir!

1º Secretario Eleições
1º Secretario Eleições

Função do 1º Secretário Eleições

De acordo com a Justiça Eleitoral, é obrigatória a existência de um presidente, 1º e 2º mesários e ao menos um secretário em cada seção eleitoral, mas pode acontecer de termos mais de um secretário.



O que faz o primeiro secretário nas eleições? Suas tarefas são relacionadas a organização e auxílio dos votantes.

Por exemplo, cabe ao primeiro secretário conferir com o eleitor se ele está na fila correta e distribuir suas senhas de entrada.

Outra função do 1º secretário eleições é redigir a ata da mesa coletora de votos, realizando o preenchimento do formulário que será entregue ao TSE com todas as informações necessárias.

Função do 2º Secretário Eleições

Caso a seção eleitoral conte com mais de um secretário, o segundo secretário pode cumprir as mesmas funções do primeiro, dividindo as responsabilidades com ele.

Sendo assim, o secretário eleições deve conferir a documentação do eleitor para confirmar seu nome e se aquela seção é onde ele deve estar, conferir se o votante recolheu seus documentos junto à mesa antes de sair da seção e se foi entregue o comprovante de votação.

O secretário deve estar à disposição para cumprir essas e outras tarefas e responsabilidades que forem surgindo durante o dia da votação.

Qual a Importância de Ser Secretário

Trabalhar nas eleições é uma forma de contribuir para o exercício da cidadania no Brasil.

Vivemos em uma nação cujos processos eleitorais são pautados na democracia e o voto é a maior representação disso.

Mesários e secretários são colaboradores desse processo.

Além disso, a participação do secretário eleições é fundamental para ajudar o cidadão, orientá-lo antes e depois do momento do voto, e realizar as tarefas que forem designadas no dia das eleições.

Como Funciona Folga de Secretário

Um dos benefícios de trabalhar como mesário nas eleições é ganhar o atestado de dispensa do trabalho que dá o direito a dois dias de folga por dias de serviço prestado justo à Justiça Eleitoral.

Ou seja, a cada dia que a pessoa trabalhar como secretário eleições, ela receberá em troca duas folgas no trabalho.

Essa folga é válida para qualquer uma das atribuições, seja presidente, mesário ou secretário nas zonas eleitorais.

Secretario Eleições

Secretário Trabalha no 2º Turno Eleições

Sim. A atribuição de mesários como secretários também acontece durante o 2º turno das eleições.

É importante ficar atento aos prazos e convocações realizadas pela Justiça Eleitoral.

Caso seu nome seja chamado não apenas para o primeiro turno, mas para o segundo também, é preciso comparecer ou apresentar justificativa para a ausência caso necessite faltar.

Como Se Tornar Secretário

Há duas possibilidades de trabalhar como secretário eleições.

Uma delas é se inscrever no programa Mesário Voluntário e aguardar ser aprovado. A outra é através da convocação feita pela Justiça Eleitoral.

É preciso deixar claro que a convocação não pode ser recusada.

Uma vez chamado para o trabalho como mesário, a única forma de não participar é apresentando justificativa ao juiz responsável pela sua zona eleitoral.

Ausência sem justificativa é considerada crime de desobediência, levando à cobrança de multas e até mesmo processos pela Justiça Eleitoral.

Aprendeu todos os detalhes sobre o que faz um secretário nas eleições? Confira esse vídeo que mostra um pouco de como foi o treinamento nas zonas eleitorais de Goiânia e acesse o blog → Cartório Eleitoral:

5/5 - (1 vote)