Skip to content

Regras da Eleição 2020 – O que o candidato pode ou não fazer!





Tudo o que você precisa saber sobre as regras eleições 2020.

Entre os diversos acontecimentos marcantes desse ano, as eleições municipais possuem bastante relevância e é um período marcado por diversas ações para promover candidatos, partidos e coligações.

As eleições são cheias de regras que precisam ser seguidas, tanto por quem está concorrendo, como também por quem vai votar, sendo assim, é importantíssimo saber que condutas não poderão ser desviadas.




É essencial ter conhecimento sobre esse assunto, já que ao quebrar as regras para eleições municipais 2020, o infrator estará sujeito a ter que arcar com todas as punições.

Ficou interessado em saber que regras são essas, não é mesmo? Prossiga e entenda tudo sobre as regras eleitorais 2020 nos tópicos a seguir.

Boa leitura!

Regras da Eleição 2020 para pré campanha

Regras Eleição 2020
Regras da Eleição 2020 – O que o candidato pode ou não fazer!

É importante entender que é essencial seguir as normas de pré-campanha, portanto, o candidato precisa conhecer as regras eleições 2020 para não ficar impossibilitado de concorrer a um cargo eleitoral.




Sendo assim, o pré-candidato deve saber que é permitido o seguinte:

  1. Os políticos poderão anunciar a pré-candidatura para toda população, até mesmo em suas redes sociais, contudo, não pode pedir votos;
  2. As propostas podem ser divulgadas, tudo o que deseja fazer pela cidade, porém, sempre de graça;
  3. O pré-candidato pode estar em programas de TV e em rádios como convidados;
  4. Esse candidato também pode falar sobre sua posição política.

Por outro lado, há coisas que o pré-candidato está proibido de fazer, como:

  1. Não podem apresentar ou comentar nenhum programa televisivo ou em rádio;
  2. Impedido de irem até inaugurações de obras públicas;
  3. Não podem exercerem seus cargos públicos durante a candidatura;
  4. Divulgar atos políticos com o propósito de promover o governo;
  5. Divulgar faixas, propagandas, outdoors;
  6. Usar verba para realizar algum show artístico;
  7. Pedir voto.

As regras eleições municipais 2020 são claras e precisam ser seguidas.

Regras da Eleição 2020 para campanhas





É fundamental que o candidato esteja atento às regras eleitorais 2020 em relação ao que pode e ao que não pode ser feito durante as campanhas para se eleger.

A primeira regra é que o candidato respeite a data de início e o fim dessa campanha, ou seja, não é permitido realizar pedido de voto até que a campanha comece oficialmente ou após o seu fim.

Veja só quais são as principais regras eleições 2020:

  • Proibido contrato direto ou indireto de um grupo de cidadãos com o objetivo de promover comentários negativos na internet contra algum candidato, coligação ou partido;
  • É permitido usar bandeiras, adesivos, comícios desde que seja dentro das 8 da manhã até às 22 horas;
  • Proibido fixar placas, bonecos, pinturas em locais públicos, como postes, templos, centros de comércio, sinalização, viadutos, paradas de ônibus, postes de iluminação, etc.

É importantíssimo se atentar as regras para eleições municipais 2020.

Regras da Eleição 2020 no final de semana da eleição




No final de semana da eleição é importante se atentar as seguintes regras das eleições 2020:

  1. Permitido distribuir material gráfico, fazer caminhadas, passeatas ou carreatas até às 24 horas do dia 14 de novembro;
  2. Proibido distribuir ou colocar “santinhos” perto do local de votação ou em região próxima, mesmo em véspera de eleição;
  3. Bandeiras, broches e adesivos podem usar por cidadãos no dia das eleições apenas como manifestação silenciosa.

É essencial que as regras de propagando eleitoral 2020 sejam seguidas para que o candidato ou o eleitor não seja multado e punido por cometer alguma infração.

Regras para eleição de 2020

O que pode tirar um candidato da competição?

Ao quebrar as regras eleições 2020, o candidato estará sujeito a ser retirado da competição eleitoral, logo, se um candidato a prefeito ou vereador cometer um crime eleitoral, ele será eliminado dessa competição.

Como já mencionado, há diversas normas que precisam ser seguidas, portanto, se for comprovado que determinado candidato quebrou alguma regra para eleição de 2020, certamente, ele poderá ser punido.

Desta maneira, é importantíssimo que haja conhecimento sobre todas essas regras para que nenhum candidato seja retirado.

Como ficar de olhos nos candidatos? Siga essas dicas!

A primeira dica para ficar de olho no candidato é conhecer as regras eleições 2020, ou seja, é ter conhecimento em relação aquilo que o candidato pode e não pode fazer.

Sendo assim, se você suspeitar de que determinado candidato, seja para prefeito, seja para vereador, é essencial checar se aquela ação pode ou não acontecer.

Outra coisa importante a ser feita é justamente se atentar a todos os candidatos, pesquisar e conhecê-los é fundamental, portanto, acompanhe as redes sociais, os comícios e toda promoção da candidatura.

Fique atento as novas regras eleições 2020 e, seguramente, você conseguirá ficar de olho nos candidatos e impedir que alguma infração seja passada em branco. Para mais informações, acesse o blog → Cartório Eleitoral