Skip to content

Quem não fez a Biometria pode votar? Novas Regras!





Entenda melhor se quem não fez a biometria pode votar.

Nos últimos anos cadastramento biométrico vem sendo acelerado, a fim de atingir o maior número de eleitores possíveis no país.

No entanto, mesmo com a divulgação expressiva em relação a importância de se fazer o cadastramento, muitos eleitores têm deixado de comparecer no cartório eleitoral, para fazer a biometria.

E com isso, uma dúvida que tem sido bastante feita por parte dos eleitores, acerca deste assunto é quem não fez Biometria poderá votar nas próximas eleições?




Se você também acabou perdendo o prazo do cadastramento da biometria, ou conhece alguém que por algum motivo é importante ficar atento ao nosso artigo!

Pois ao longo desta leitura nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o que pode acontecer caso você não seja feita a coleta da biometria e como você pode evitar transtornos maiores.

Tire suas dúvidas a respeito da biometria, acompanhando nosso artigo. 

Quem não fez a Biometria pode votar em 2020?

quem não fez biometria pode votar rj
Quem não fez a Biometria pode votar? Novas Regras!

É importante ressaltar que quem não fez a Biometria pode votar em 2020, apenas em locais em que o cadastramento da biometria não for obrigatório, para as próximas eleições.




No entanto, para os eleitores que moram nos municípios, onde o cadastramento da biometria é obrigatório e, que deixarem de ir até o cartório eleitoral para coletar seus dados biométricos dentro do prazo. O título de eleitor poderá ser cancelado automaticamente.

E com o título de eleitor ser cancelado, quem não fez o cadastramento biométrico não poderá votar em 2020, até regularizar a situação com a justiça eleitoral. 

Quem não fez a Biometria pode Justificar o Voto?

Outra dúvida comum dos eleitores, a respeito do assunto é se quem não fez a biometria pode justificar o voto nas eleições. Diferente do que acontece na hora de votar, onde você precisará inserir sua digital antes de votar.




Na hora de fazer a justificativa, será preciso apenas preencher um requerimento de justificativa, sem a necessidade de inserir sua digital. Nesse sentido, quem não fez biometria pode justificar o voto. 

Outro ponto Importante que Merece Atenção!

Como já abordamos aqui no artigo, a pessoa que não fez biometria, em cidades onde a coleta dos dados é obrigatória, por consequência terá o título de eleitor será cancelado automaticamente e não poderá votar.



No entanto, mesmo ficando impedida de votar, ainda assim é possível justificar o voto.Mas é importante ressaltar, que após preencher o requerimento de justificativa, as informações irão passar por uma análise. E se os motivos apresentados não forem aceitos pela Justiça Eleitoral, você precisará pagar multa por não ter votado. 

Quem não fez Biometria Ganha Multa? 

Atualmente, com o aumento das informações sendo divulgadas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como WhatsApp, muitas notícias falsas (as chamadas Fake News), estão sendo propagadas pela internet a respeito da biometria e do título eleitoral, de um modo geral.

E uma das notícias falsas que tem sido propagadas, de forma intensa recentemente diz respeito a quem não fez biometria pode e não pode votar.

Tem sido noticiado de forma incorreta, que deixar de coletar os dados da biometria terá que fazer o pagamento de multa no valor de R$154,00.

Entretanto, de acordo com informações oficiais, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor NÃO PRECISA pagar multa caso deixe de fazer a biometria. 

O que acontece caso o Eleitor não Faça a Biometria?

Caso o eleitor deixe de fazer a biometria, terá o seu título de eleitor cancelado, ficando impossibilitado de votar até regularizar sua situação com justiça eleitoral. Como já comentamos em alguns pontos do artigo.

E se o eleitor deixar de votar, por ter seu título de eleitor cancelado, terá que pagar uma multa de R$ 3,50.Na prática, isso quer dizer que multa se refere ao cancelamento do título eleitoral e não por quem não fez biometria do título. 

quem nao fez biometria pode votar no parana

Qual o prazo para terminar a biometria?

O prazo para terminar ao cadastramento da biometria, pode variar de acordo com o município em que você reside. Há estados onde o cadastramento já foi concluído, e outros onde o processo de cadastramento ainda está em andamento.

Para saber como está a situação do cadastramento biométrico em sua região, basta acessar o site do Superior Tribunal Eleitoral (STE). 

Veja como Fazer a Consulta

  • Acesse o site do TSE ( http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/)
  • Clique no mapa em seu estado
  • E caso o cadastramento seja obrigatório, você deverá clicar na opção “veja aqui se a biometria é obrigatória em seu município”.

Qual o prazo Final da Biometria antes da Eleições?

Em ano eleitoral, como é o caso de 2020, por exemplo, caso você tenha perdido as datas do cadastramento eu seu município, você tem até 5 meses antes das eleições para regularizar a situação.

Ou seja, quem não cadastrou a biometria pode votar, desde que faça o agendamento e compareça no cartório eleitoral, até maio de 2020, para regularizar a situação.

A biometria é um sistema que visa, facilitar a vida do eleitor. Apesar do cotidiano atribulado de tarefas e atividades, é fundamental cumprir o prazo do cadastramento da biometria. A fim de evitar possíveis transtornos, como o cancelamento do título, por exemplo.

Se você ainda tem dúvida a respeito deste assunto, continue acompanhando os artigos que estão presentes aqui no blog.

E confira o vídeo:

Rate this post