Entenda melhor se quem não fez a biometria pode votar.
Nos últimos anos cadastramento biométrico vem sendo acelerado, a fim de atingir o maior número de eleitores possíveis no país.
No entanto, mesmo com a divulgação expressiva em relação a importância de se fazer o cadastramento, muitos eleitores têm deixado de comparecer no cartório eleitoral, para fazer a biometria.
E com isso, uma dúvida que tem sido bastante feita por parte dos eleitores, acerca deste assunto é quem não fez Biometria poderá votar nas próximas eleições?
Se você também acabou perdendo o prazo do cadastramento da biometria, ou conhece alguém que por algum motivo é importante ficar atento ao nosso artigo!
Pois ao longo desta leitura nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o que pode acontecer caso você não seja feita a coleta da biometria e como você pode evitar transtornos maiores.
Tire suas dúvidas a respeito da biometria, acompanhando nosso artigo.
Quem não fez a Biometria pode votar em 2020?

É importante ressaltar que quem não fez a Biometria pode votar em 2020, apenas em locais em que o cadastramento da biometria não for obrigatório, para as próximas eleições.
No entanto, para os eleitores que moram nos municípios, onde o cadastramento da biometria é obrigatório e, que deixarem de ir até o cartório eleitoral para coletar seus dados biométricos dentro do prazo. O título de eleitor poderá ser cancelado automaticamente.
E com o título de eleitor ser cancelado, quem não fez o cadastramento biométrico não poderá votar em 2020, até regularizar a situação com a justiça eleitoral.
Quem não fez a Biometria pode Justificar o Voto?
Outra dúvida comum dos eleitores, a respeito do assunto é se quem não fez a biometria pode justificar o voto nas eleições. Diferente do que acontece na hora de votar, onde você precisará inserir sua digital antes de votar.
Na hora de fazer a justificativa, será preciso apenas preencher um requerimento de justificativa, sem a necessidade de inserir sua digital. Nesse sentido, quem não fez biometria pode justificar o voto.
Outro ponto Importante que Merece Atenção!
Como já abordamos aqui no artigo, a pessoa que não fez biometria, em cidades onde a coleta dos dados é obrigatória, por consequência terá o título de eleitor será cancelado automaticamente e não poderá votar.
No entanto, mesmo ficando impedida de votar, ainda assim é possível justificar o voto.Mas é importante ressaltar, que após preencher o requerimento de justificativa, as informações irão passar por uma análise. E se os motivos apresentados não forem aceitos pela Justiça Eleitoral, você precisará pagar multa por não ter votado.
Quem não fez Biometria Ganha Multa?
Atualmente, com o aumento das informações sendo divulgadas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como WhatsApp, muitas notícias falsas (as chamadas Fake News), estão sendo propagadas pela internet a respeito da biometria e do título eleitoral, de um modo geral.
E uma das notícias falsas que tem sido propagadas, de forma intensa recentemente diz respeito a quem não fez biometria pode e não pode votar.
Tem sido noticiado de forma incorreta, que deixar de coletar os dados da biometria terá que fazer o pagamento de multa no valor de R$154,00.
Entretanto, de acordo com informações oficiais, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor NÃO PRECISA pagar multa caso deixe de fazer a biometria.
O que acontece caso o Eleitor não Faça a Biometria?
Caso o eleitor deixe de fazer a biometria, terá o seu título de eleitor cancelado, ficando impossibilitado de votar até regularizar sua situação com justiça eleitoral. Como já comentamos em alguns pontos do artigo.
E se o eleitor deixar de votar, por ter seu título de eleitor cancelado, terá que pagar uma multa de R$ 3,50.Na prática, isso quer dizer que multa se refere ao cancelamento do título eleitoral e não por quem não fez biometria do título.
Qual o prazo para terminar a biometria?
O prazo para terminar ao cadastramento da biometria, pode variar de acordo com o município em que você reside. Há estados onde o cadastramento já foi concluído, e outros onde o processo de cadastramento ainda está em andamento.
Para saber como está a situação do cadastramento biométrico em sua região, basta acessar o site do Superior Tribunal Eleitoral (STE).
Veja como Fazer a Consulta
- Acesse o site do TSE ( http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/)
- Clique no mapa em seu estado
- E caso o cadastramento seja obrigatório, você deverá clicar na opção “veja aqui se a biometria é obrigatória em seu município”.
Qual o prazo Final da Biometria antes da Eleições?
Em ano eleitoral, como é o caso de 2020, por exemplo, caso você tenha perdido as datas do cadastramento eu seu município, você tem até 5 meses antes das eleições para regularizar a situação.
Ou seja, quem não cadastrou a biometria pode votar, desde que faça o agendamento e compareça no cartório eleitoral, até maio de 2020, para regularizar a situação.
A biometria é um sistema que visa, facilitar a vida do eleitor. Apesar do cotidiano atribulado de tarefas e atividades, é fundamental cumprir o prazo do cadastramento da biometria. A fim de evitar possíveis transtornos, como o cancelamento do título, por exemplo.
Se você ainda tem dúvida a respeito deste assunto, continue acompanhando os artigos que estão presentes aqui no blog.
E confira o vídeo: