Skip to content

Primeiro Título de Eleitor –Tire o Seu!





Se você tem dúvidas a respeito de como tirar seu o Primeiro Título de Eleitor, esse artigo foi escrito especialmente para você.

Aqui explicaremos o passo a passo de como tirar o seu Título de maneira rápida e simples, citando também quais são os documentos necessários para esse procedimento e onde ele deve ser realizado.




Além disso, nesse artigo esclareceremos dúvidas a respeito do Título, como quanto custa tirar um e se é possível fazer isso pela internet.

Falaremos também da obrigatoriedade desse documento e especificaremos quem não precisa tirar o Título.

Por isso, fique atento ao artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Primeiro Título
Primeiro Título

Documentos Necessários para o Primeiro Título de Eleitor





O Título de Eleitor é um documento obrigatório para todos os cidadãos brasileiros maiores de 18 anos. Já para aqueles que completaram 16 anos ou são idosos de mais de 70 anos, o alistamento eleitoral é facultativo, o que também vale para os cidadãos analfabetos.

Para tirar seu Título é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de identificação original com foto:

São válidos a Carteira de Identidade (RG); a Certidão de Nascimento, caso o cidadão seja solteiro, a Certidão de Casamento, se for o caso; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Passaporte ou Carteiras emitidas por órgãos controladores do exercício profissional (como as da OAB, CRM, CREA, CRF entre outras).

  • Comprovante de Residência dos três meses anteriores ao atendimento

É necessário que este esteja em nome do indivíduo. Ou, se ele morar com algum familiar, atestar um documento que comprove a filiação junto ao Comprovante de Residência.

  • Para homens de 18 a 45 anos, é necessário também apresentar o Comprovante de quitação do serviço militar ou o Certificado de Alistamento Militar – CAM, ou o Certificado de Reservista.

É importante lembrar que todos os documentos necessários devem estar em bom estado de conservação, além de não conterem abreviaturas e serem legíveis.

Onde é Feito o Primeiro Título de Eleitor?

O Primeiro Título de Eleitor deve ser requerido e emitido no Cartório Eleitoral do município em que este indivíduo reside. No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado em que este vive é possível pesquisar e descobrir qual o Cartório mais próximo.

Primeiro Título de Eleitor 2019

Veja o Processo Passo a Passo

Tirar o Título de Eleitor é um procedimento bastante simples e rápido de ser realizado, mas é necessário estar atento para alguns detalhes, confira:

É importante lembrar, por exemplo, que o Título deve ser requerido somente pela pessoa interessada, não sendo aceitas procurações nem nada do gênero.

Sabendo disso, vamos ao primeiro passo do passo a passo para realizar esse procedimento:

Primeiro, é preciso fazer um agendamento da melhor data e horário para a realização do Título. Isso deve ser feito por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral do estado em que o indivíduo vive.

Depois, comparecer ao Cartório Eleitoral do município tendo em mãos os documentos anteriormente citados.

No Cartório Eleitoral, além da conferência dos documentos, é realizada a biometria, que nada mais é além de um método de identificação individual pautado em características físicas de cada um (como a impressão digital, por exemplo).

Também é necessário assinar o Título da mesma maneira que consta no documento de identificação levado e pronto! O Título de Eleitor fica pronto no mesmo dia.

O Primeiro Título de Eleitor é Gratuito? Saiba!

Tanto o Primeiro Título do Eleitor quanto a segunda ou terceira via deste não têm custos. Não é necessário pagar por nenhuma das etapas.

Além disso, é importante mencionar que não é possível tirar o Título pela internet e em anos de eleição este documento só pode ser emitido até 151 dias antes do Primeiro Turno.

Gostou desse conteúdo? Então não se esqueça de conferir os outros posts do blog → Cartório Eleitoral para se manter ainda mais informado!

Assista ao vídeo a seguir para saber ainda mais sobre o assunto:

3/5 - (3 votes)