Skip to content

A verdade sobre Mesário Voluntário





O que é mesário voluntário? Saiba o que é esse programa e qual a função exercida pelas pessoas que se inscrevem para participar.

O Brasil é conhecido por ter um dos métodos de votação mais tecnológicos do mundo. As urnas eletrônicas permitem que tanto a votação como a apuração dos resultados aconteça em um tempo bem reduzido se comparado ao antigo voto no papel.

Ainda que a tecnologia ajude a facilitar o processo, ainda se faz necessária à mão de obra humana para conferir os documentos, organizar as zonas eleitorais e tirar as dúvidas dos cidadãos. Estamos falando dos mesários.




Trata-se de pessoas que se voluntariam para trabalhar durante o período eleitoral com o intuito de colaborar com a nação e para que as eleições ocorram com eficiência.

Mas como trabalhar como voluntário nas eleições? A Justiça Eleitoral concede algum benefício aos voluntários? Essas são apenas algumas das dúvidas que certamente você está buscando respostas.

Nesse artigo você vai saber se mesário voluntário ganha dinheiro, quais as etapas para se voluntariar, como proceder quando não se quer mais trabalhar como mesário e outras dúvidas. Confira:

tre mesario voluntario
A verdade sobre Mesário Voluntário

O que é Mesário Voluntário?

O Brasil conta com um número muito grande eleitor. Nas eleições de 2018, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 147,3 milhões de brasileiros estavam aptos a votar no pleito que elegeu presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.




Mesário é a pessoa responsável por colaborar com o andamento dos processos eleitorais no dia do pleito, participando ativamente da fiscalização, organização e controle das seções eleitorais.

A convocação dos mesários é feita por um juiz eleitoral, que segue critérios determinados por lei, como ser maior de 18 anos e não ter irregularidades com a Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral adotou a partir de 2004 o programa Mesário Voluntário, que incentiva a participação de cidadãos brasileiros de forma colaborativa.

Com a realização das eleições executando funções essenciais como a fiscalização das seções eleitorais, orientar os eleitores, realizar a coleta dos documentos, assinaturas e impressões digitais.

Além  de ser responsável por pontuar quem esteve presente e os eleitores ausentes no pleito. (evite parágrafos longos, procure dar informações com frases curtas)

Com isso, além das indicações feitas por um juiz eleitoral, pessoas também podem se colocar à disposição para servir como mesários.



O trabalho realizado pelos mesários é importante para ajudar na logística das eleições brasileiras, visto que ainda que se tenha bastante tecnologia, como a adoção mais recente da leitura biométrica, a participação de pessoas para controlar e gerenciar a votação ainda é necessária.

O principal objetivo da criação do programa foi ampliar a adesão voluntária, dando em troca da contribuição nos serviços eleitorais, alguns benefícios.

Para dividir as tarefas nas seções eleitorais, os mesários respondem a uma hierarquia de responsabilidades. Em cada seção é preciso que haja um presidente, 1º e 2º mesários e um secretário.

As principais atribuições do mesário são:

  • Presidente: trata-se da maior autoridade dentro da seção eleitoral. Seu trabalho é verificar as credenciais dos fiscais, dar início e fim à votação, gerenciar a entrega de todo material para a junta eleitoral, além de esclarecer qualquer dúvida que ocorra durante o dia;
  • 1º e 2º mesários: funcionam como vice-presidentes da seção e assumem a função principal em caso de ausência do presidente. Os mesários coordenam a busca pelo nome do eleitor e solicitam a assinatura. Eles também informam ao presidente o número do título de eleitor para que o presidente possa autorizar a votação.
  • Secretário: é a pessoa que fica com a responsabilidade de preencher a ata da mesa receptora, controla e orienta a entrada dos eleitores na seção.

Benefícios de ser um Mesário Voluntário

Por que trabalhar como mesário voluntário? Essa pergunta é comum quando se fala sobre esse serviço prestado. Afinal de contas, passar um dia inteiro apenas gerenciando questões relativas às eleições não parece ser uma tarefa muito prazerosa.

Mas há benefícios importantes no trabalho de mesário. Os participantes recebem auxílio-alimentação e folgas no trabalho proporcional aos dias de convocação para o serviço eleitoral.

Outro benefício em prestar serviços como mesário voluntário é que isso é levado em consideração como critério de desempate nos resultados de concursos públicos, contato que isso esteja previsto no edital do certame.

Mesários que sejam universitários também podem usufruir do benefício de ganhar 30 horas creditadas como atividade complementar em suas grandes extracurriculares.

Além dos benefícios oferecidos, a Justiça Eleitoral também prepara os mesários para que o trabalho seja exercido com eficiência no dia das eleições.

Há treinamentos realizados conforme orientações dos cartórios eleitorais. A capacitação pode ser feita de forma presencial ou à distância.

Todos os detalhes a respeito dos treinamentos e do trabalho será comunicado previamente pela Justiça Eleitoral ao mesário.

Mesário Voluntário ganha alguma coisa?

Uma das maiores dúvidas sobre quem pesquisa a respeito da colaboração nos períodos eleitorais é: mesário voluntário ganha alguma coisa? E a resposta é sim, mas não espere compensação financeira.

Quem trabalha como mesário não recebe salário, cachê ou qualquer tipo de pagamento. O que o colaborador ganha são tickets de auxílio-alimentação e dois dias de folga no trabalho por dia trabalhado no pleito eleitoral.

Mesário voluntário tem direito a folga?

Apesar de não ganhar dinheiro, o mesário voluntário tem direito a folga. Os colaboradores ganham dois dias de folga no trabalho, seja no serviço público ou no privado.

Essas folgas são garantidas por de atestados de dispensa emitidos pela Justiça Eleitoral, conforme descrito na Lei nº 9.504/97.

Inscrição para ser um Mesário Voluntariado

Se você quer ser mesário voluntário, fique atento. A inscrição é feita por meio do site dos Tribunais Regionais Eleitorais. Caso você tenha interesse em participar, acesse a página da web do TRE do seu Estado e faça o cadastro.

mesario voluntario salvador
mesario voluntario salvador

Nem todas as pessoas podem se inscrever para participar do programa Mesário Voluntário. Os principais requisitos são:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Possuir Título de Eleitor
  • Estar com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral

Além disso, pessoas com funções executivas em partidos políticos, candidatos que estejam participando do pleito, bem como parentes ou quem possuir afinidade parental, não podem se voluntariar.

É importante esclarecer que o ato de se inscrever não garante vaga como mesário. O perfil será analisado e ficará dependente da quantidade de vagas disponíveis.

Como deixar de ser Voluntário de Mesário?

Se você fez a inscrição ou mesmo sem se voluntariar foi chamado, saiba que a convocação para o serviço como mesário é obrigatória.

Não quero mais ser mesário voluntário. Há o que fazer? Quem for convocado a participar das eleições e não puder comparecer deve justificar a ausência.

Essa justificativa precisa ser apresentada ao juiz eleitoral responsável pela região em até cinco dias após a data da convocação.

Caso a justificativa não seja feita até o dia da eleição, o mesário precisa apresentar justa causa ao juiz eleitoral dentro de um prazo de 30 dias.

O não comparecimento e a falta de justificativa podem ser enquadrados como crime de desobediência, resultando em processo e multas junto à Justiça Eleitoral.

Agora que você já sabe o que é ser mesário voluntário, aproveite as próximas eleições para fazer a sua inscrição e colabore com o seu país.

O vídeo vai ficar aqui. vc pode fazer uma chamada para o vídeo e também para nosso site.