Skip to content

Tudo sobre as Eleições Municipais 2020 – AQUI





Quer se informar sobre as novas regras das eleições municipais para o ano que vem? Saiba Tudo Sobre as Eleições Municipais 2020 – AQUI. Atenção, muitas são as dúvidas sobre as eleições do próximo ano, como:

  • Eleições Municipais 2020 o que muda? Acompanhe o artigo e saiba como serão as próximas eleições municipais 2020.

Pra iniciar este assunto vamos entender como funcionam as eleições municipais no Brasil. Elas ocorrem a cada quatro anos, e como o próprio nome diz, os votos são para candidatos que farão a gestão do municípios.

Portanto, assim como nos ciclos anteriores, para as eleições municipais de 2020 os candidatos concorrem aos postos de prefeitos, vice-prefeitos, e também a cargos de vereadores.




Neste contexto todo agora explicado, algumas alterações foram feitas e estão sendo chamadas de novas regras das eleições municipais de 2020, falaremos sobre isto mais a fundo aqui neste artigo, assim como sobre eleições municipais 2020 data prevista.

Voltando ao cenário político brasileiro e até o mundial, notamos que nos últimos anos o número de notícias e veiculadas em outros meios de comunicação além da televisão vem crescendo.

As redes sociais tem se tornado verdadeiros núcleos de combate, onde os candidatos dispostos a mostrar seu trabalho travam discussões acaloradas com os adversários.

As plataformas digitais conquistaram seu espaço na política, levantando inclusive alguns questionamentos sobre a regulagem das redes sociais dos políticos.

Fato é que o candidato ou partido que souber usar muito bem estes recursos tecnológicos, juntamente com boas propostas poderá se beneficiar nas votações para as eleições municipais no Brasil em 2020.

Confira adiante tudo sobre as Eleições Municipais 2020! 

Quando Será as Eleições Municipais 2020?

Eleições
Tudo Sobre as Eleições Municipais 2020 – AQUI

Quer saber sobre Eleições municipais 2020 prazos? Acompanhe. As eleições municipais ocorrem de quatro em quatro anos no país, e no próximo ano será o momento de eleger um prefeito, vice-prefeito e vereadores para os mais de 5.000 municípios do Brasil.




Como em toda votação vem a grande responsabilidade de escolher alguém que nos represente, por isso é muito importante ficar atento ao calendário eleitoral e as datas de votação.

E quando será as eleições municipais 2020? A data das eleições municipais em 2020 será no dia 04 de outubro, e caso haja o segundo turno, este será no dia 30 de Outubro.

No entanto, as eleições municipais 2020 calendário inicia com a escolha dos candidatos que acontece entre os dias 20 de Julho e 05 de Agosto, após escolhidos os candidatos as propagandas são veiculadas do dia 26 ao dia 29 de Setembro.

Finalmente, a apresentação dos candidatos aos eleitores acontece através de propaganda eleitoral gratuita. A seguir falaremos como funcionarão as candidaturas para as próximas eleições municipais de 2020.

Candidaturas das Eleições 2020





Como dissemos anteriormente, as eleições municipais em 2020 serão para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. E como funcionam as candidaturas das eleições 2020?  Uma candidatura passa a ter valia no momento em que o candidato é registrado a partir de uma solicitação à Justiça Eleitoral.

Sendo assim, com as mudanças nas regras de eleições municipais 2020, será definida a quantidade de candidatos registrados em cada partido e as possíveis coligações partidárias.

Outro ponto interessante é por consequência das mudanças nas eleições municipais de 2020, o número de candidatos em alguns municípios diminuiu, sobre isso explicaremos melhor em Regras das Eleições Municipais.

Após a escolha dos candidatos do dia 20 de Julho a 05 de Agosto, acontece o primeiro turno no dia 04 de Outubro. Finalmente, caso haja resultado acirrado, acontecerá o segundo turno considerando somente os candidatos a prefeito.

Prefeito e Vice




Como em toda votação que ocorre a cada quatro anos, o prefeito e vice-prefeito são definidos por meio de votação, e caso o prefeito especificamente não atinja os 50% de votos válidos ou mais, é realizado o segundo turno. Saiba por curiosidade que, a idade mínima para um prefeito ou vice-prefeito se eleger é de 21 anos.

Basicamente o prefeito tem o dever de administrar a cidade em que vive, cobrar e definir impostos e taxas que, serão direcionadas a obras, serviços e políticas da cidade. Além destas atividades os prefeitos devem buscar apoio de governador, senadores e deputados, a fim de financiar projetos e planos para desenvolvimento das cidades.

Devido as regras para eleições municipais de 2020, o que vem acontecendo são as mudanças de partido por parte dos prefeitos, com intuito de ingressar em partidos maiores para concorrer a indicação e adquirir verba para campanha, além de aumentar a probabilidade de votos por parte dos eleitores.

No item Regras das Eleições Municipais, falaremos sobre as mudanças nas coligações e como isto está afetando os candidatos.

Vereadores

Os vereadores são importantes peças na política, pois cabe a eles fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. Também devem zelar e exigir prestação de contas de gastos públicos. Além disso fazem a ponte entre os cidadãos e o prefeito.

E uma novidade é que nas eleições municipais 2020 os vereadores não poderão contar mais com a coligação, ou seja, com as alianças que os partidos fazem nas eleições, deixando somente para os candidatos a prefeito essa opção.

Na coligação funcionava destas forma, os votos dados aos partidos da aliança eram considerados e calculados para distribuição de vagas para vereadores.

Porém o que normalmente acontecia é que por funcionar em forma de aliança, o candidato que ganhou mais votos, poderia indicar um outro candidato que não teve tantos votos.

Dessa forma, um candidato a vereador precisará ter um número de votos igual ou superior a 10% do quociente eleitoral, isto é, quantidade de votos válidos dividida pelo número de vagas de cada estado, só assim será considerado eleito.

Resumindo, acredita-se que essa nova regra, principalmente pra os vereadores acabará com representações que não foram elegidas pelo povo.

Regras das Eleições Municipais

Quer saber sobre: eleições municipais 2020 e novas regras? Continue a leitura e fique informado. Para o ano de 2020 haverá mudança no âmbito eleitoral. Confira aqui quais são as novas regras das eleições municipais.

Esta será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais, deixando este direito exclusivo somente para os candidatos as prefeituras.

Candidatos a prefeito nas eleições municipais 2020 poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições, no entanto, as coligações partidárias estarão proibidas para as eleições proporcionais – no caso, de vereadores.

Também está definido como regra das eleições municipais que o partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres, e que está proibida a candidatura avulsa, ainda que a pessoa seja filiada a algum partido. O candidato poderá se autofinanciar em até 10% do limite de gasto para o cargo.

Além disso, somente pessoas físicas poderão fazer doações para campanhas eleitorais, sendo que as doações serão limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição. Além destas confira abaixo outras s regras para Publicidade das Eleições 2020 – Novo Slogan

eleições municipais 2020

Publicidade das Eleições 2020 – Novo Slogan

Sabemos que em época de propagandas eleitorais podemos ver todos os tipos de campanhas, desde as mais sérias, até as que apresentam musiquinhas e paródias.

Uma coisa é certa, mesmo para estas mais descontraídas existem regras a serem seguidas, vejamos quais são as normas a serem seguidas na Publicidade das Eleições 2020.

A partir do dia 15 de Agosto as propagandas para eleições municipais 2020 podem ser veiculadas, desde que não contenham pedidos de votos.

Também não é permitida propaganda eleitoral paga, seja no rádio ou televisão e as propagandas televisivas não podem ter efeitos especiais ou qualquer outro tipo de efeito.

Na internet e redes sociais pode-se fazer propaganda para as eleições municipais 2020, desde que as postagens ou qualquer informação não seja feita por pessoa física, e sim por contrato com empresa. Sobre ofensas nem precisamos falar! Pode ser considerado crime dependendo da forma que é feita.

E se você já está pensando em comemorar assim que terminou de votar lembre-se, não é permitido fazer propaganda nas ruas, seja de qualquer forma, sendo também proibido distribuir brindes. Para comícios e trios, deve-se prestar atenção ao horário, que é até as 22 horas do dia anterior.

Finalmente, no dia da votação, para as eleições municipais 2020 estão permitidas manifestações individuais e silenciosas com uso de bandeiras, broches, e adesivos.

Calendário de Votação – Eleições 2020

Para entender as eleições municipais 2020 no calendário, vamos mostrar aqui como funcionará cada etapa do calendário de votação das eleições 2020.

Diferente do que muitos pensam o calendário de votação para as eleições 2020, se inicia logo no início do ano, basicamente em Janeiro, onde fica proibida qualquer distribuição ou ação de bens feito pelo poder público ou programas sociais ligados a partidos e candidatos.

Após isto, o TSE expede as orientações que devem ser seguidas para a eleição municipal 2020. Já na metade do ano, os partidos se reúnem para definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que irão concorrer aos cargos nas eleições municipais de 2020. Da mesma forma são planejadas as coligações conforme novas regras, válidas somente para candidatos a prefeito.

Em seguida os candidatos a prefeito e vereadores são oficializados em convenções partidárias e a partir deste momento fica proibido aos candidatos se apresentar ou fazer comentários em programas de televisão ou rádio.

De acordo com o calendário de votação e eleições 2020 se inicia no mês de Agosto as propagandas eleitorais na televisão, no rádio, e outros meios de comunicação. O período para finalizar a divulgação dos candidatos as eleições municipais 2020 finaliza no início de Outubro.

Assim como citamos no item Publicidade das Eleições 2020, no dia das eleições municipais 2020 é proibido o uso de carros de som e lato falantes, materiais gráficos, ou qualquer outra ação que favoreça os candidatos. Após estes primeiro turno o TSE divulgará em um prazo de até 12 horas os resultados das eleições municipais 2020.

Caso o candidato a prefeito tenha que disputar o segundo turno, pode retomar as campanhas de divulgação até a metade do mês de Outubro, após este prazo se encerra o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão para o segundo turno. E finalmente no final de Outubro acontecerá a votação para os candidatos que passarão para segundo turno nas eleições municipais de 2020.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre:  Eleições municipais de 2020 não terão coligações de partidos