Skip to content

Dicas de como você pode Consultar o Título de Eleitor





A consulta do título de eleitor pode ser feita por todos os cidadãos brasileiros que exercem o direito de votar em seus candidatos Voce pode consultar Título de Eleitor através da internet, e terá em segundos a informação na tela de seu computador, celular ou tablet.

O Título de eleitor é um dos documentos mais importantes que devemos ter. Ter seu título   regular é a condição fundamental para ficar com seu CPF regular, assumir cargos públicos depois de ser aprovado em concurso e obter empréstimos em bancos federais e estaduais.

Além disso, o Título de Eleitor é um documento impresso, onde constam o nome do eleitor, a data de nascimento, o estado, a cidade, a zona e a secção eleitoral onde o cidadão vota.



Nesse artigo, então, você irá encontrar algumas informações que podem ajudar a realizar a consulta do título de eleitor. Saberá também quando deve ser realizada a consulta, bem como encontrar os locais onde pode ser consultado o seu título.

É importante estar ciente de todas as possibilidades de consulta do título de eleitor, como também dos benefícios como a praticidade para os eleitores que o Governo possibilita.

Caso queira baixar o aplicativo e-titulo para votação 2018 confira nosso artigo completo⇒ e-titulo

tem como consultar TÍTULO de eleitor pelo cpf

Consulta – Título de Eleitor

 

A consulta do título de eleitor pode ser realizada por todos aqueles cidadãos brasileiros que já tem o seu título de eleitor. Mesmo aqueles que votam de modo facultativo, como os maiores de 16 e menores de 18, e os maiores de 70 anos de idade.




Portanto, a consulta é um procedimento que pode ser realizado para diversos fins.

Para Consultar Título De Eleitor no Tribunal Superior Eleitoral, você deve acessar o site e digitar   http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

Ao consultar TÍTULO de eleitor online, basta você digitar seu nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe.

Se você preferir consultar no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por exemplo, você deve acessar a internet e abrir a página http://www.tre-ba.jus.br/ e fazer a consulta do TÍTULO de eleitor pelo nome ou pelo número do título.

No T.R.E da Bahia, além do número do seu título de eleitor, você tem informações a respeito de agendamento de biometria, recadastramento eleitoral e débitos do eleitor.

É importante conhecer o site do Tribunal Superior de Justiça para que você possa realizar todo o procedimento de consulta do título de eleitor com facilidade.

O site do TSE permite que os eleitores brasileiros possam realizar uma série de procedimentos: Desde o agendamento para recadastramento biométrico, até o agendamento para tirar o título de eleitor e muitos outros.



Por isso, se você tem alguma dúvida em relação aos seus deveres de voto como cidadão, vale dar uma olhada no site. E acessar os diversos portais que a Justiça Eleitoral criou para o auxílio aos eleitores.

Quando consultar o Título de Eleitor

O momento de consultar o título de eleitor pode ser diferente para cada um dos cidadãos brasileiros. E envolve uma série de situações que podem ser influenciadas por vários fatores.

Por exemplo, se você estava viajando durante as eleições e não pôde exercer o seu dever de voto, bem como não justificou a falta, é preciso que consulte o título de eleitor para verificar se há uma multa pela falta do mesmo.

A consulta do título de eleitor pelo site do TSE também permite que sejam emitidos os boletos para quitação de multas que são aplicadas devido à falta do voto nas eleições.

Você pode emitir a sua Guia de Recolhimento da União (GRU) se tem algum procedimento faltoso na Justiça Eleitoral clicando aqui. Verifique se há alguma regularidade pela consulta do título de eleitor antes.

Além da consulta do título de eleitor, os cidadãos brasileiros também podem fazer os procedimentos que antecedem o atendimento eleitoral por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral.

• Para que você possa fazer procedimentos como a transferência de domicílio, além de conseguir revisar os seus dados de cadastro do título de eleitor, basta clicar aqui e será pré-atendido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Como consultar o Título de Eleitor online

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza, em seu site, um método muito fácil e prático para que os cidadãos brasileiros realizem a consulta do título de eleitor.

Para que você possa consultar a sua situação eleitoral, há duas maneiras pelas quais o site disponibiliza o procedimento, sendo elas:

  •  Pelo nome inteiro do eleitor –
  • Pelo número do título de eleitos –

Para que você possa consultar o título de eleitor, o site do TSE também dá duas opções, sendo elas: Se você perdeu o seu título de eleitor e precisa do número para algum procedimento, ou até mesmo para que possa consulta-lo e regularizar sua situação.

Agora, se você deseja fazer a consulta do título de eleitor para verificar a regularidade de sua situação como eleitor, é possível consultar sua situação pelo número disponível no documento.

Como você poderá ver ao clicar nos links sugeridos para cada tipo de consulta do título de eleitor, o procedimento exigido pelo site do Tribunal Superior Eleitoral é muito simples em todos os casos, facilitando o acesso de todos.
Por isso, se você se encontra em alguma das situações que serão descritas abaixo, já sabe onde verificar sua condição como eleitor e a maneira mais fácil de regularizá-la.

Quem deve fazer a Consulta do Título de Eleitor

Todas as pessoas que possuem algum tipo de irregularidade em relação aos seus títulos de eleitor devem fazer a consulta do título de eleitor no site do TSE ou indo diretamente a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral.

Os cartórios eleitorais dos municípios também podem ser utilizados pelos eleitores para fazer a consulta do título de eleitor.

Portanto, se você faltou em alguma eleição e não justificou seu voto, deve fazer a consulta do título de eleitor.

Se o seu título de eleitor foi perdido, é preciso também realizar o procedimento para assegurar-se de estar dentro da lei nas próximas eleições.

• A consulta do título de eleitor também deve ser realizada para que sejam verificadas as multas e o pagamento das mesmas, e tudo isso você poderá fazer no site do TSE nos endereços que foram informados acima.

• Como você pode ver, é possível até mesmo emitir os boletos de maneira completamente online, sem necessitar dirigir-se a um dos pontos de atendimento do TSE em seu município para ficar regularizado de acordo com a lei.

Portanto, agora que você já aprendeu a consultar o título de eleitor, pode regularizar sua situação e evitar qualquer tipo de problema em relação à lei – esteja ciente de seus deveres como cidadão!

Consultar Título De Eleitor, Saiba Sua Zona e Seção!

Quando você for Consultar Título De Eleitor no Tribunal Superior Eleitoral ou no Tribunal Regional Eleitoral de seu munícipio, automaticamente você recebe as informações do número do título, zona e seção de votação.

Na base de dados cadastrais do T.S.E além das informações de zona e seção, constam o nome do local de votação e o endereço completo.

Se você for consultar número do título de eleitor e zona em sp, por exemplo, você deve acessar a página na internet http://www.tre-sp.jus.br/ e ir direto na Aba que está escrito Eleitor e Eleições.

Na coluna da palavra eleitor, clicar em Título e local de votação. Ao inserir seu nome, data de nascimento e nome da mãe, surge na tela seu título de eleitor com todas as informações, inclusive zona e seção.

Consultar Situação do Título Online, Veja Como é Fácil!

Você pode Consultar Título De Eleitor online através dos sites do Tribunal Regional Eleitoral de seu munícipio. A informação é gerada em tempo real.

Se você quiser consultar seu TÍTULO de eleitor online no Rio, você deve acessar o site https://www.tre-rj.jus.br/ e ir na seção Serviços ao Eleitor e clicar na opção Título de Eleitor.

Ao fazer esta consulta, o T.R.E do Rio de Janeiro informa se seu título de eleitor está em situação Regular, Suspenso ou Cancelado.

consultar TÍTULO de eleitor zona e seção pelo cpf

Meu CPF Foi Cancelado por Causa do Título, e Agora?

Atualmente a Receita Federal alinha sua base de dados com as informações constantes no cadastro da Justiça Eleitoral.

Portanto, se seu título de eleitor está em situação irregular tipo cancelado, automaticamente, quando esses dados são cruzados, seu CPF também fica cancelado.

Aí você fica impedido de abrir conta corrente ou poupança, fazer empréstimos, tirar passaporte, participar de concursos públicos ou receber aposentadoria.

Então, você deve primeiro realizar a regularização do seu Título de Eleitor e posteriormente fazer a regularização do seu CPF através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou agências dos Correios.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples consultar TÍTULO DE ELEITOR PELO.

Não perca Tempo! Aproveite e acesse nosso blog →  Cartório Eleitoral e veja outros artigos.

Saiba mais: