Skip to content

Entenda Tudo Sobre Certidão de Quitação Eleitoral





Já precisou da Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral? Veja o que ela é, e a sua importância.

A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que comprova que o cidadão está em dias como eleitor.

Sabe quando votamos e recebemos o TRE comprovante de votação, mas não sabemos depois aonde guardamos? Pois é, com a certidão do Tribunal Regional Eleitoral você comprova que votou mesmo sem o comprovante. Que eleitor nunca passou por isso, não é mesmo?

E é de extrema importância que mantenhamos a regularidade quanto ao voto. Já que se perde alguns direitos se não votar, fora que garante o cidadão direito de escolha sobre quem vai representar seu município, estado ou país.




Diante disso, é essencial que entendamos como funciona e quando iremos precisar desta certidão. E neste artigo, vamos estar explicando tudo que você precisa saber sobre a Certidão de Quitação Eleitoral.

Atente-se aos nossos tópicos:

O Que é Certidão de Quitação Eleitoral

Certidão de Quitação Eleitoral
Prova de Quitação com o TRE

A Certidão Quitação Eleitoral corresponde a regularidade e comprovação de que o cidadão eleitor está em dias com a justiça eleitoral.

Ou seja, por meio dela será permitido verificar se votou, justificou a ausência e/ou pagou multa no prazo estabelecido.




A saber a certidão de quitação eleitoral é como um documento muito importante. Caso não possa obtê-la por alguma irregularidade o eleitor pode ser restringindo a fazer algumas coisas na sociedade.

Dentre as quais estão: se inscrever em universidades, adquirir documentos como passaporte e identidade.

Prestar concurso público, pedir empréstimos, receber algum benefício do governo, tomar posse de cargo público e renovar matrícula em instituições públicas de ensino.

Portanto, faça valer seu direito ao voto. Além de exercer cidadania, e ter opção de escolher seus representantes, deixar de votar e não poder ter certidão de regularidade eleitoral, pode até mesmo te prejudicar.

Como Obter Certidão de Quitação Eleitoral

Para estar obtendo a certidão de quitação eleitoral saiba que feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Veja como é bem simples, rápido e fácil.



Ao entrar no site (http://www.tse.jus.br/) clique em eleitor e eleições, em seguida só clicar em certidões e logo depois em quitação eleitoral.

Por fim, será solicitado informações como o nome completo, número do título, nome da mãe e do pai, além da data de nascimento.

Se houver alguma irregularidade será necessário regularizar sua situação justiça eleitoral certidão. Isso também pode ser feito pelo site do TSE.

Na mesma aba eleitor e eleições porém vai clicar em seguida vai selecionar título de eleitor, e depois quitação de multas.

Entretanto, se quiser apenas consultar sua certidão da quitação eleitoral é feito pelo site do TSE e também pela aplicativo E-título.

Pelo app é só fazer o download no seu smartphone tem para IOS e Android. Depois é só inserir os dados solicitados e você terá acesso há várias informações.

Já pelo site também é feito na aba eleições e eleitor, depois clicar em serviços ao eleitor, em seguida título de eleitor e situação eleitoral.

Para terminar a consulta será necessário realizá-la informando alguns dados sendo pelo número do título ou pelo nome do eleitor.

Onde Pedir a Certidão de Quitação Eleitoral

Como dito anteriormente o pedido da certidão eleitoral TRE é feito pelo site do TSE.

Além dele, outro site que realiza o pedido e emite a certidão é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado brasileiro.

Os quais possuem portais bem parecidos, tanto que no site do TRE é feito da mesma forma do TSE. Só para ilustrar veja o site do TRE do Ceará (http://www.tre-ce.jus.br/).

E são as formas mais utilizada entre os eleitores quando necessitam deste documento. Mas, além dos sites o pedido da certidão de quitação eleitoral também é realizado pelo aplicativo E-título. Outros lugares ainda, são no cartório eleitoral e postos de atendimento eleitoral.

Geralmente, pessoas que precisam de atendimento presencial, comparecem algum desses lugares para estar fazendo o pedido da certidão. Pois não conseguiram pedir pelos sites ou pelo aplicativo.

Qual o Período Que a Certidão Eleitoral Se Refere

A quitação de certidão eleitoral se refere ao período da última eleição recente.

Pois, se o eleitor estiver com a situação regular significa que ele não possui nenhuma irregularidade diante de outras eleições que já se passaram.

Já que não é possível estando em situação irregular com justiça eleitoral, votar ou justificar a ausência sem regularizar a situação.

Qual o Valor Para Emitir Certidão Eleitoral

No que se refere ao valor para emitir certidão eleitoral é preciso esclarecer que não é cobrado para obtê-la.

Sendo assim, ela é fornecida de forma gratuita aos eleitores que dela necessitam para comprovar sua regularidade na justiça eleitoral.

A não ser que a mesma precise ser impressa e não tenha impressora em sua residência. Neste caso pode acontecer de ter que pagar um pequeno valor para fazer sua impressão em lan houses ou reprografias.

Emitir Certidão de Quitação

Qual a Validade da Certidão de Quitação Eleitoral?

Já quanto ao prazo de validade da certidão de quitação eleitoral, logo após o pedido e sua emissão vai do tempo que tenha ocorrido a última eleição.

Porém, é recomendado que se faça o pedido atualizado sempre que precisar de apresentar da certidão. Entretanto, ele terá validade até a próxima eleição. Depois disso, perde a validade.

Caso tenha Justiça Eleitoral comprovante de votação guardado e com fácil acesso, o mesmo pode ser apresentado, sem precisar da certidão.

A Certidão de Quitação Precisa Ser Autenticada?

A certidão de quitação eleitoral não necessariamente precisa ser autenticada para fazer a comprovação de regularidade.

Entretanto, às vezes pode acontecer de precisar validar certidão de quitação eleitoral. Mas isto pode ser feito pelo próprio site do TSE. Seguindo aquele mesmo passo a passo que foi citado mais acima. Porém na última parte ao invés de ficar na página emissão, vai clicar em validação.

Para validar basta colocar as informações solicitadas que serão: número do título, data da emissão da certidão, o horário da emissão e o código da certidão eleitoral.

Pronto estará validado a emissão de certidão de quitação eleitoral. Só a validação de certidão eleitoral é suficiente, pois a mesma possui autenticação desenvolvida pela justiça eleitoral.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → Cartório Eleitoral e veja também o vídeo: