Skip to content

Certidão Criminal Eleitoral à Prova de Falhas





Já precisou da Certidão Criminal Eleitoral? Entenda o que ela é, e a sua importância.

A certidão criminal eleitoral é um documento que comprova que o cidadão está com tudo limpo, com todas as informações limpas como eleitor e como candidato a cargo político.

É de conhecimento que não podemos praticar algumas ações durante o período político não é mesmo? Os quais são passíveis de punição. Por isso, devemos não as praticar pois são essas ações que podem constar na certidão de crimes eleitorais.

Sendo assim, é de extrema importância que mantenhamos a regularidade quanto ao que pode ou não fazer durante as eleições. Já que até ocorre de ser detido ou condenado dependendo da situação.




Diante disso, é essencial que entendamos como funciona e quando iremos precisar desta certidão. E neste artigo, vamos estar explicando tudo que você precisa saber sobre a Certidão Criminal Eleitoral.

Atente-se aos nossos tópicos:

O Que é Certidão Criminal Eleitoral

Certidão Criminal Eleitoral
Certidão Criminal Eleitoral

A certidão criminal eleitoral corresponde a atestar quanto a existência ou inexistência de crimes eleitorais.

Isso de acordo com os registros que mostram se há ou não condenação por algum tipo de crime eleitoral. E que seja decorrente de decisão judicial e também não possa caber recurso.




Ou seja, por meio da certidão de crime eleitoral comprova que o cidadão eleitor não tenha cometido nenhum crime quanto a eleições. Ou ainda, que não tenha sido condenado.

A saber, existe um histórico no banco de dados da justiça eleitoral sobre cada eleitor. E a partir disso que puxam a certidão.

Lembrando que crime eleitoral é qualquer ação proibida por lei e que venha ser praticada por candidatos ou eleitores.

Sendo que isto venha ocorrer em qualquer fase da eleição. Havendo punições para infrações que podem ser desde de pagamento de multas, reclusão ou ainda detenção.



Portanto, verifique o que pode e que não pode fazer durante as eleições.

Como Obter Certidão Criminal Eleitoral

Para estar obtendo a certidão criminal eleitoral saiba que feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).Veja como é bem simples, rápido e fácil.

Ao entrar no site (http://www.tse.jus.br/) clique em eleitor e eleições, em seguida só clicar em certidões e logo depois em crimes eleitorais.

Por fim, será solicitado informações como o nome completo do eleitor, número do título, nome da mãe e do pai, além da data de nascimento.

Entretanto, se quiser apenas consultar sua certidão criminal da justiça eleitoral além de ser feito pelo site do TSE, é também pelo aplicativo E-título.

Pelo app é só fazer o download no seu smartphone tem para IOS e Android. Depois é só inserir os dados solicitados e você terá acesso há várias informações.

Dessa maneira, se houver alguma irregularidade quanto ao seu relatório criminal de eleitor, irá constar todas as informações na certidão. Por isso, tome bastante cuidado durante as eleições.

Onde Pedir a Certidão Eleitoral Criminal

Assim como foi citado anteriormente o pedido da certidão eleitoral criminal é feito pelo site do TSE.

Além dele, outro site que realiza o pedido e emite da certidão é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado brasileiro.Os quais possuem portais bem parecidos, tanto que no site do TRE é feito da mesma forma do TSE.

Só para ilustrar veja o site do TRE do Paraná (http://www.tre-pr.jus.br/). E são as formas mais utilizada entre os eleitores quando necessitam deste documento.

Mas, além dos sites o pedido da certidão crime eleitoral também é realizado pelo aplicativo E-título.Outros lugares ainda, são no cartório eleitoral, postos de atendimento eleitoral, ou na sede do TRE do seu estado.

Geralmente, pessoas que precisam de atendimento presencial, comparecem em algum desses lugares para estar fazendo o pedido da certidão.

Pois não conseguiram pedir pelos sites ou pelo aplicativo.

Qual o Período Que a Certidão Criminal Se Refere

A certidão criminal eleitoral se refere ao período desde que o eleitor tirou seu título, até as últimas eleições recentes.

Ou seja, em casos de cometer algo considerado crime eleitoral constará na certidão independente da data. Ou ainda se ocorrer mais de uma vez, todos os casos estarão na certidão.

Por isso que é puxado um histórico registrado na justiça eleitoral com todas informações que estão em um banco de dados.

Justiça Eleitoral

Qual o Valor Para Emitir Certidão Eleitoral Criminal

No que se refere ao valor para emitir certidão da justiça eleitoral criminal é preciso esclarecer que não é cobrado para obtê-la.

Sendo assim, a certidão criminal eleitoral é fornecida de forma gratuita aos eleitores ou candidatos a cargos políticos.

E que dela venham necessitar para comprovar seu relatório limpo na justiça eleitoral. A não ser que o documento precise ser impresso e a pessoa não tenha como realizar tal atividade em sua residência.

Neste caso pode acontecer de ter que pagar um pequeno valor para fazer sua impressão em lan houses ou reprografias.

Validade da Certidão Eleitoral Criminal

Já quanto ao prazo de validade da certidão criminal justiça eleitoral, logo após o pedido e sua emissão vai do tempo que tenha ocorrido a última eleição.

Porém, é recomendado que se faça o pedido atualizado sempre que precisar de apresentar da certidão. Entretanto, ele terá validade até a próxima eleição. Depois disso, perde a validade.

O que você achou deste conteúdo?

Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog → Cartório Eleitoral e veja também o vídeo: