Skip to content

Seu Manual da Biometria Eleitoral AQUI!





Tire suas dúvidas a respeito da Biometria eleitoral. Neste artigo você encontrará informações importantes que esclarecerão suas dúvidas em relação a Biometria Eleitoral. Você sabe quando iniciou no Brasil a biometria digital? Vamos explicar e para sua surpresa, esse sistema já existe há mais de 10 anos no Brasil.

Desde 2008 a biometria digital vem sendo realizada no país. E com o passar dos anos, cerca de 110 milhões de pessoas já realizaram o cadastro biométrico. Mas ainda há muito que ser feito.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, a expectativa é que para as próximas eleições, mais 13 milhões de eleitores, já estejam cadastrados.

No entanto, apesar de ser algo que tem sido bastante divulgado pela mídia e pelo próprio Governo Federal, muitas pessoas ainda não sabem o que é, ou porque devem fazer o cadastro.




Este é o grande motivo do nosso artigo, ajudar você a esclarecer dúvidas sobre a biometria, como: o que é biometria eleitoral, como funciona, a biometria é lei, como ela é feita a biometria, se eu não fizer a biometria, o que acontece?

Foi pensando nisso, que nós desenvolvemos este manual. Onde vamos explicar de forma simples, diversas questões que estão relacionadas a este assunto.

Por tanto, se você ainda não fez o seu cadastramento, ou até mesmo, caso você já tenha feito, mais ainda tem dúvidas acerca deste tema, continue lendo nosso artigo.

biometria agendamento

BIOMETRIA Agendamento Rápido para 2020

biometria eleitoral prazo 2019

Biometria Eleitoral Prazo, Saiba Tudo!

Fique atento ao nosso conteúdo, e não perca nenhuma informação sobre este assunto. Boa leitura!

O Que é Biometria Eleitoral?

biometria digital
Seu Manual da Biometria Eleitoral AQUI!

Vamos entender o que esse processo?

A biometria eleitoral, é um processo que vem sendo adotado gradualmente pelos municípios brasileiros. E é feito a partir da coleta e do cadastramento de dados do eleitor, como a impressão digital, assinatura e a foto.




Este sistema de cadastramento, é considerado uma importante evolução pois oferece mais segurança no processo eleitoral. Pois com a coleta dos dados do eleitor, nenhuma outra pessoa conseguirá votar no lugar de outra. Reduzindo assim, o índice de fraudes que acontecem com tanta frequência na hora da votação.

Como Funciona a Biometria?

Para fazer o cadastro de biometria, ou seja, cadastrar suas digitais, assinatura e foto, você precisa ir pessoalmente até um cartório eleitoral, portando os documentos necessários.




Chegando no cartório, seus dados serão coletados e armazenados em um banco de dados nacional. Depois de realizar o cadastro, em todas as eleições você precisará utilizar a sua digital na hora de votar.

Mas, Fique Atento!

É importante ressaltar que existem cartórios eleitorais no Brasil, que possuem alta demanda de eleitores para serem atendidos. E por isso, é necessário fazer um agendamento prévio, antes de ir até o cartório eleitoral para coletar os seus dados.

Através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), (http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/) é possível tirar a dúvida se o cartório eleitoral da sua região, solicita um cadastro prévio.



Como, por exemplo, agendamento da biometria em SC, e também nos outros municípios dos estados brasileiros.

A Biometria é Lei?

Será que é Lei? É obrigatório? Calma, nós iremos explicar tudinho para você. O processo de cadastramento biométrico, se ampara em algumas leis e resoluções que foram expedidas ao longo dos anos a respeito do processo eleitoral.

Como você pode acompanhar no site do TSE (http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2014/Fevereiro/recadastramento-biometrico-e-amparado-por-lei)

Além de estar amparado pela lei, o processo de cadastramento da biometria é nacional, e está sendo implementado de forma gradual, nos municípios brasileiros. Isso quer dizer que, em alguns municípios ele é obrigatório. E em outros ele ainda é opcional, ou não começou.

Como Saber se a Biometria é Obrigatória na sua Cidade?

O TSE, dividiu os municípios da seguinte forma:

  • Sem biometria: Significa que ainda não começou o processo de cadastramento dos dados, nesta cidade.
  • Ordinário: São locais em que o cadastramento da biometria é opcional. Mesmo não sendo obrigatório, caso você queira já pode fazer.
  • Em revisão: O cadastramento nesse caso é obrigatório, e você precisa se dirigir ao cartório eleitoral para fazer o seu. Cuidado para não perder o prazo!
  • Revisado: Significa que o cadastro no município já foi encerrado

Você pode acompanhar as informações a respeito do cadastramento em sua cidade, acessando o site do TSE (http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/)

Como é Feita a Biometria?

A biometria é para todos os eleitores, tanto para os que vão votar pela primeira vez, ou os que já votaram a muitos anos, e é feita de forma simples. Ao chegar no cartório eleitoral, e apresentar os documentos necessários, serão coletados os seus dados:

  • Impressão digital: Por meio de um processo chamado de “coleta rolada”, serão capturadas, de forma precisa, a sua impressão digital de todos os dedos da mão.
  • Foto e Assinatura: Além da impressão digital, no dia da biometria, também será necessário fazer uma foto e preencher a sua assinatura.

Próximos Passos

Depois de coletados os dados, serão incluídos na base do banco de dados do TSE e do Governo Federal, como já comentamos aqui no artigo. E quando necessário, caso haja uma dificuldade de leitura da impressão digital, por exemplo, na hora da votação.

Será feito de forma automática o cruzamento dos dados, através de um sistema conhecido como AFIS (Automated Fingerprint Identification System). Que faz um comparativo entre a impressão digital, assinatura e a foto. E as informações outros eleitores presentes no banco de dados, para evitar fraudes. Tudo isso, faz com que biometria ofereça segurança necessária, para o processo eleitoral.

Se eu não Fizer a Biometria, o Que Acontece?

Caso o cadastramento seja obrigatório em seu município, e você acabe perdendo o prazo da biometria, você poderá ter alguns transtornos em seu dia a dia:

  • Como, por exemplo, ter o seu CPF cancelado, o que poderá levar também um cancelamento de recebimento de um benefício, como aposentadoria, pensão ou auxílio doença.
  • Não pode fazer passaporte ou tirar o RG
  • Não pode fazer matrícula em universidade
  • Há casos, em que você como funcionário público, deixará de receber o pagamento, até regularizar a situação.

Nesse sentido, caso o cadastramento já esteja acontecendo sua cidade, não perca tempo! Procure fazer se informar até que dia é feita a biometria, a fim de evitar problemas maiores.

Biometria nas Eleições 2020

Em 2020, às eleições serão para vereadores e prefeitos, a expectativa é que cerca de 123 milhões já tenham realizado o cadastramento biométrico. E com isso, já estejam aptos a utilizar sua digital na hora de votar.

biometria do título de eleitor

Onde é Feita a Biometria?

Depois de todas essas informações a próxima pergunta que deve estar na sua cabeça é: Onde é feita? A biometria é feita nos cartórios eleitorais de cada cidade, ou região, de acordo com a Zona Eleitoral, que está descrita em seu próprio título de eleitor.

A biometria pode ser feita também no Poupatempo, de alguns municípios do estado de São Paulo. Como já comentamos, existem cartórios eleitorais que exigem um agendamento para fazer a biometria.

Mas além disso, para poder cumprir os prazos e atender a maior quantidade de eleitores possíveis, há municípios que o cartório eleitoral tem realizado mutirões de cadastramento. Essas informações costumam ser divulgadas pela mídia local, ou podem estar presentes também no site do Tribunal regional Eleitoral (TRE), da sua localidade.

É possível Fazer a Biometria em Outra Cidade?

E se eu morar em outra cidade?

Uma dúvida bastante frequente, de pessoas que acabaram mudando de cidade, mas que ainda não transferiram seu título de eleitor, costuma ser essa, se a biometria pode ser feita em outra cidade.

Para maior segurança, biometria só pode ser feita na cidade e no cartório eleitoral, onde o seu título de eleitor está registrado. Caso você more em outro município, você pode se dirigir a esta cidade. Ou caso ainda seja possível, fazer a transferência do seu título para o município atual e assim fazer o cadastramento da biométrico.

Como Funciona a Biometria para Quem mora Fora do País?

E seu eu mudar para outro país?

Para quem mora para fora do Brasil e já fez a transferência do título para a zona eleitoral do exterior, não será necessário fazer o cadastramento.

Mas, se você está morando fora do país, e ainda não fez a sua transferência, você será convocado assim como outros eleitores da sua cidade para fazer o cadastro. E caso perca o prazo estabelecido, poderá ter grandes transtornos, como os que comentamos aqui no artigo.

A Biometria Eleitoral é gratuita?

A biometria é gratuita, e costuma ser relativamente rápido, caso não haja filas no cartório eleitoral. Você só precisa levar os documentos necessários para biometria, que são:

  • Documento de identificação original com foto, pode ser o RG, CNH ou outro.
  • Comprovante de residência
  • Título de eleitor, caso já tenha
  • Se for o seu primeiro título, e você for homem e tiver entre 18 e 45 anos. É necessário levar também, o documento de quitação militar.

Como Você Pode Acompanhar

Desde 2008 a biometria vem sendo realizada no país. E com o passar dos anos, cerca de 110 milhões de pessoas já realizaram o cadastro biométrico.

Apesar disso, ainda há muito que ser feito, até a chegada das próximas eleições onde serão escolhidos os vereadores e prefeitos e que acontecem em 2020. Por isso, ao longo desta leitura abordamos as dúvidas mais frequentes entre os eleitores quando o assunto é este.

Se você ainda fez o seu cadastramento, ou até mesmo, caso você já tenha feito, mais ainda tem dúvidas acerca deste tema, continue acompanhando nossos artigos aqui no blog e veja o vídeo: