Skip to content

2° via do Título de Eleitor





A segunda via do título de eleitor, é um ponto em que muitos cidadãos acabam ficando com dúvidas na hora de tirar. Saiba que a retirada da segunda via do título de eleitor é um direito do cidadão, e é de fácil acesso.

A segunda via do título de eleitor, dá o mesmo direito de votar e também dá o mesmo uso que o seu primeiro título de eleitor.

Saiba que a segunda via do título de eleitor, é retirada por inúmeras pessoas todos os anos, pois o documento precisa estar intacto para que seja comprovada e aceita a sua inscrição.

Muitas vezes, existem casos de perda ou extravio do título e, portanto, o eleitor tem o direito e também o dever, de acordo com o Artigo 52 do Código Eleitoral, de solicitar a segunda via do título.

O título de eleitor, é o que torna o cidadão apto para a votação, seja ela em caráter Municipal ou Estadual e Federal.




O documento atualizado, confirma o alistamento eleitoral. Além de eleições, o Título de Eleitor é exigido em inúmeras situações dentre elas: tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte ou renová-lo, tirar CPF (se maior de 18 anos), bem como para efetuar matrícula em colégios ou faculdades.

Neste artigo, será abordado algumas das principais dúvidas do eleitor que precisa tirar a segunda via do título de eleitor. Foram elencados os principais questionamentos:

Diante disso, respondemos as perguntas do eleitor.

Como tirar segunda via do titulo do eleitor

como tirar a segunda via do titulo de eleitor
Como tirar segunda via do titulo do eleitor

 

É importante frizar antes de saber como tirar a segunda via do título de eleitor, que para a emissão da mesma, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos, como por exemplo o de ausência as urnas. As principais restrições que o interessado não pode ter são:




• Possuir condenação criminal cuja pena não tenha sido totalmente cumprida;
• Possuir condenação por improbidade administrativa onde pena de suspensão de direitos políticos não tenha sido cumprida;
• Estar cumprindo ou não ter prestado o serviço militar, que é obrigatório;
• Ter pendência no cadastro eleitoral;
• Ter débitos em aberto com a Justiça Eleitoral: multa por ausência às urnas; multa por ausência aos trabalhos eleitorais; multas aplicadas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, enquanto não quitados os débitos.

Você pode verificar sua situação eleitoral neste site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-titulo

Como demonstrado na imagem abaixo:

Todos os documentos necessários para a segunda via do título de eleitor, devem estar em bom estado e dentro do prazo de validade.

Os exigidos são: um documento de identificação original como RG; Certidão de Nascimento, se o indivíduo for solteiro, ou de Casamento; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc); ou Carteira Nacional de Habilitação.

Nesta hora, muitas pessoas enganam-se em pensar que passaportes são válidos. Este tipo de documentação não será aceita para a retirada da segunda via do título de eleitor, por não conter dados de filiação.

Onde tirar 2° via do titulo de eleitor

onde tirar titulo eleitor

A segunda via do título de eleitor poderá ser solicitado diretamente a um Cartório da Justiça Eleitoral da sua comarca ou através da internet (mostraremos como, logo abaixo).

A indicação é que o pedido de segunda via do título de eleitor, não seja solicitado em anos eleitorais, para evitar transtornos.

Mas, se por consequências o eleitor queira solicitar a segunda via do título em ano eleitoral poderá realizar o pedido no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado, e ficar atento ao prazo de até 10 dias antes do pleito.
Logo, se a solicitação for realizada fora do seu domicílio eleitoral, o prazo aumenta para 60 dias antes da eleição, e poderá ser feita ao juiz da zona em que se encontrar.

Desta maneira, o eleitor ainda por comunicar onde quer receber a segunda via do título de eleitor, na zona eleitoral do pedido, ou na zona de origem.

2° via titulo de eleitor pela internet

2 via titiulo de eleitor pela internet

O novo eleitor (de primeira via) pode sim solicitar o documento pela intertnet, mas, isso não ocorre com quem solicita a segunda via do título de eleitor, ou seja, não é possível retirá-la pela internet.

Além do pedido não poder ser feito por procuração, ele tem de ser realizado pessoalmente no cartório eleitoral.

Mas, a internet consegue facilitar alguma coisa, e pode lhe ajudar na hora de solicitar a sua segunda via do título de eleitor. Fique atento aos passos:
1. Acessar a página do “Título Net”, que se encontra no site do TSE, através deste link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net
2. Preencher um pré-cadastro pela internet, fornecendo seus dados pessoais e informando o seu domicílio eleitoral (onde irá votar) de preferência;
3. Agora é hora de verificar o seu cadastro, como em inúmeros outros. Preencha o texto que aparecerá na imagem, como solicitado.
4. Clique em confirmar para finalizar o pedido

Como citado acima, este é o primeiro passo para a retirada da segunda via do título de eleitor. Depois de feito este procedimento, o sistema exibirá um protocolo que deverá ser apresentado junto aos documentos necessários no momento em que o eleitor comparecer ao cartório eleitoral.

O eleitor tem um prazo de 5 dias corridos para se apresentar ao cartório. Se não comparecer o agendamento será cancelado automaticamente.

Destaca-se que, em alguns Cartórios eleitorais pode ser exigido o agendamento prévio para atendimento. É válido verificar se isto é necessário no Cartório eleitoral onde pretende ser atendido.

2 via do titulo de eleitor sai na hora

 

2 via titulo de eleitor sai na hora

 

Nesta hora, você precisa saber: a sua segunda via do título de eleitor não virá pelos correios e também não será possível a impressão do mesmo pela internet.

Ele deve ser retirado único e exclusivamente no Cartório Eleitoral da comarca escolhida para a votação.

Depois de realizado todo o procedimento através do sistema Título Net, e completamente finalizado o cadastro no Cartório Eleitoral escolhido para atendimento, é hora de receber o Título de Eleitor, logo após toda a conferência minunciosa dos dados cadastrados.

A retirada da segunda via do título de eleitor é realizada no mesmo dia, não é necessário uma nova ida ao cartório para a busca, o título deverá sair na hora.
>

2° via do titulo de eleitor é paga

Existem leis que permitem que o cidadão tenha acesso a benefícios e direitos, o que o mesmo, tem de saber para poder estar atento caso algo aconteça ao contrário.

A emissão do Título de Eleitor, seja ele na primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais, como já citado acima no artigo.

Portanto, o eleitor deve ter atenção e, frizar, que não pode ser cobrado pelo procedimento no âmbito eleitoral.
Ressaltando também que, a imcompatibilidade do título pode cancelar outros documentos muito importantes para você, como passaporte e CPF.

O título de eleitor é um documento necessário para que o cidadão brasileiro participe do principal ponto na vida política do país: a escolha dos nossos representantes. Não se deixa levar caso ocorra de não ter mais a primeira via do seu título.

Essas são as principais informações que todo eleitor precisa saber sobre a segunda via do título de eleitor, para que, desta forma, todo indivíduo possa fazer bom uso do direito de votar e de ser votado, exercendo o dever de cidadão.

A segunda via do título de eleitor é tão rápida e fácil de ser retirada quanto a primeira.

O título de eleitor é um documento imensamente importante, e é através dele que o cidadão exerce o seu direito de lutar por um país melhor.Estas informações são de suma importância para todo o cidadão.

Compartilhe com seus amigos e familiares o artigo, para todos saberem o quanto é fácil obter a segunda via do título de eleitor.